31/10/2015 às 13h00min - Atualizada em 31/10/2015 às 13h00min

Deserto do Atacama está coberto de flores

El Niño provocou chuvas excepcionalmente fortes no norte do Chile. Deserto mais seco do mundo teve duas florações este ano.

G1
Flores cobrem Deserto do Atacama, no Chile, na região de Huasco (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)

Um impressionante tapete de flores de cores vivas cobriu extensas áreas do deserto do Atacama, no Chile, região mais árida do mundo. A ocorrência inusitada é resultado do efeito do El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico relacionado a secas e enchentes em várias partes do mundo.

No norte do Chile, o fenômeno climático levou a uma vibrante explosão de milhares de flores, em uma intensidade que não era vista havia decadas.

"Este ano tem sido particularmente especial, porque a quantidade de chuva tornou este, talvez, o ano mais espetacular dos últimos 40 ou 50 anos", dise Raul Cespedes, especialista em deserto da Universidade do Atacama.

Segundo os especialistas, o El Niño provocou chuvas particularmente fortes no deserto mais seco do mundo este ano. Isso fez com que bulbos e rizomas dormentes de flores germinassem. "Quando você pensa no deserto, pensa em secura total, mas existe um ecossistema latente apenas esperando certas condições para emergir", disse Cespedes. 

As flores desabrocharam pela primeira vez em março. Agora, estão florescendo pela segunda vez no ano, no início do verão. Especialistas observam que ter duas florações no ano é um evento muito inusitado para o local.

El Niño provocou chuvas que fizeram desabrochar flores no Deserto do Atacama (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »