12/11/2015 às 19h18min - Atualizada em 12/11/2015 às 19h18min

IFMS credencia quatro projetos para Febrace 2016

Um dos projetos é do Campus Coxim, com o tema: Extração de compostos de estigma de milho com atividade antioxidante e avaliação do seu potencial bactericida e bacteriostático em escherichia coli e staphyloccus aureus

ASCOM/IFMS
PhysQuest propõe jogo para facilitar aprendizado | Foto Ascom IFMS.jpg

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) credenciou quatro projetos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada entre os dias 15 e 18 de março de 2016, em São Paulo. O evento é organizado pela Universidade de São Paulo e reúne estudantes de todo o país.

O credenciamento é um dos prêmios conquistados pela participação do IFMS na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), realizada em novembro. Das seis vagas oferecidas como prêmio, o IFMS conquistou quatro. São dois projetos do Campus Ponta Porã, um de Campo Grande e outro de Coxim.

A proposta de aliar a tecnologia ao aprendizado fez surgir dois projetos premiados. Um deles é o software educacional PhysQuest, uma espécie de jogo eletrônico que pode ser usado em sala de aula. O conteúdo da matéria é inserido em um computador e a máquina formula questões que podem ser respondidas apertando os botões dispostos no protótipo.

O outro projeto é o software educativo Do the Evolution, que auxilia na compreensão das teorias da evolução. Assim, o computador passa a ser um facilitador no ensino da Biologia. A ideia já foi premiada na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) deste ano.

Entre os premiados, consta ainda o estudo que pretende criar produtos farmacêuticos a base de resíduos de milho, com qualidades antimicrobianas. De acordo com os pesquisadores, a eficácia do composto já alcançou 85% contra dois tipos de bactérias comuns.

O resgate da história regional também garantiu uma vaga na Febrace. Com o uso de recursos audiovisuais, o projeto "Epifania fronteiriça" pretende produzir um curta-metragem para resgatar a memória cultural da fronteira em Ponta Porã, divisa com o Paraguai.

Todos os estudantes premiados realizam o curso técnico em Informática no IFMS.

Confira os projetos premiados de cada campus

1. PhysQuest – Software Dinâmico Educacional

Campus Ponta Porã

Orientador: Marcos Pinheiro Vilhanueva.

Estudantes: Andressa Insfran Paladini e Milena Brandl Dolci.

2. Do The Evolution: objeto de aprendizagem para auxílio no ensino de evolução

Campus Campo Grande

Orientador: Antônio Zarth.

Coorientadora: Marilyn Matos.

Estudantes: Denison Barbosa e Giulia Milan.

3. Extração de compostos de estigma de milho com atividade antioxidante e avaliação do seu potencial bactericida e bacteriostático em escherichia coli e staphyloccus aureus

Campus Coxim

Orientadora: Angela Kwiatkowki.

Estudantes: Alércio da Silva Soutilha e Igor dos Santos.

4. Epifania fronteiriça: possíveis diálogos entre as ditaduras militares brasileira e paraguaia

Campus Ponta Porã

Orientadora: Fabrícia Carla Viviani.

Estudantes: Gabriela Camargo Pacher e Juliana Arevalos Bordão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »