26/11/2015 às 19h54min - Atualizada em 26/11/2015 às 19h54min

OMS registra número recorde de novos casos de HIV na Europa

Foram mais de 142 mil novos casos em 2014 na chamada Região Europeia. Aumento foi em grupo de países que inclui Rússia, Ucrânia e Ásia Central.

G1
Foto: Divulgação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira (26) ter registrado em 2014 o maior número de novos casos de HIV na área que chama de Região Europeia, que também inclui a Ásia Central, desde que começou a coletar registros na década de 80.

A OMS e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) disseram em comunicado que mais de 142 mil pessoas da Região Europeia foram diagnosticadas com HIV no ano passado. O aumento ocorreu no setor leste, grupo de 15 países que inclui Rússia,Ucrânia e a Ásia Central.

O comunicado foi divulgado após a publicação, na terça, de descobertas do programa de Aids da Organização das Nações Unidas (ONU) que revelaram que as novas infecções de HIV, no geral, caíram 35% desde o pico da pandemia de trinta anos em 2000.

"A transmissão heterossexual é responsável pelo aumento no leste da Europa, e a transmissão por drogas injetáveis continua sendo substancial", informou a declaração conjunta da OMS e do ECDC.

A porta-voz do ECDC, Caroline Daamen, afirmou que o "leste da Europa" se refere às partes do leste da Região Europeia, onde as organizações disseram que o número de novos casos de HIV mais que dobrou na última década.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »