28/11/2015 às 08h26min - Atualizada em 28/11/2015 às 08h26min

Atirador é detido após ferir 11 pessoas

Identidade do atirador ainda não foi divulgada

BAND
Autoridades policiais no local do tiroteio / Justin Edmonds/Getty Images North America/AFP Autoridades policiais no local do tiroteio Justin Edmonds/Getty Images North America/AFP

O atirador que invadiu uma clínica de planejamento familiar em Colorado Springs, no oeste dos Estados Unidos, foi detido pela Polícia na noite desta sexta-feira, ao final de um incidente que deixou ao menos 11 feridos, incluindo cinco agentes - informaram as autoridades.

"O suspeito foi detido, a situação está resolvida. Já não há perigo para os cidadãos de Colorado Springs", ao sul de Denver, anunciou à imprensa o prefeito local, John Suthers.

De acordo com o chefe do Departamento de Bombeiros, Christopher Riley, dos 11 feridos, cinco são policiais. "Nesse momento, não sabemos se há mortos", acrescentou.

As autoridades vão inspecionar a cena do crime para determinar se o suspeito levava material explosivo.

O tiroteio começou depois das 11h30 (16h30, horário de Brasília) no prédio da clínica da Planned Parenthood, uma das organizações mais importantes do país sobre planejamento familiar e reprodução.

A Polícia conseguiu retirar as pessoas, pouco a pouco, de dentro do imóvel, enquanto acontecia a troca de tiros com o suspeito. Uma equipe da SWAT participou da ação.

A identidade do atirador não foi divulgada até agora.

A porta-voz da Polícia, Catherine Buckley, relatou que "11 pessoas foram transferidas para hospitais locais, entre elas cinco oficiais de Polícia". Segundo a porta-voz, ainda não é possível falar em vítimas fatais.

Mais cedo, Catherine Buckley havia dito que o atirador estava em posse de "aparelhos", dando a entender que poderiam ser explosivos. Ele também estava armado com um fuzil, segundo Catherine.

Um dos principais objetivos da investigação agora é determinar se, de fato, o homem carregava explosivos entre a munição que utilizou para atacar o local.

 

"Estamos esperando ter uma situação estável para que as forças de segurança inspecionem os  elementos introduzidos no prédio", explicou Buckley.

A troca de tiros se estendeu por horas. As emissoras de televisão americanas exibiram imagens de pessoas sendo retiradas às pressas, sem cobertores, na neve - algumas aos prantos.

Representantes do FBI, a Polícia Federal americana, ou da ATF, agência americana responsável por Álcool, Cigarro, Armas de Fogo e Explosivos, participaram da intervenção. Ainda não há confirmação sobre se a ONG era o alvo do atirador.

Os centros de planejamento familiar, local de realização de abortos, são geralmente alvo de cidadãos que rejeitam a interrupção da gravidez.

O presidente americano, Barack Obama, foi informado imediatamente dos acontecimentos por sua conselheira de Segurança Interna, Lisa Monaco, revelou um funcionário da Casa Branca.

Vicky Cowart, presidente da Planned Parenthood nas Montanhas Rochosas, afirmou que "a máxima prioridade é a segurança dos pacientes e do pessoal" da clínica.

"Ainda não sabemos as circunstâncias e os motivos deste ato criminoso, ou sequer se a Planned Parenthood era o alvo do ataque", disse Cowart.

"Compartilhamos as preocupações de muitos americanos sobre que o extremismo cria um ambiente envenenado que alimenta o terrorismo doméstico neste país".

Durante o ataque, os bombeiros e a polícia de Colorado Springs utilizaram o Twitter para alertar a população sobre o tiroteio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »