13/04/2017 às 01h05min - Atualizada em 13/04/2017 às 01h05min

Governo lamenta paralisação de obra na BR-163 e pede 'corte' de pedágio

O governador afirmou que a cobrança também deve ser paralisada até o retorno dos trabalhos

Dany Nascimento
Top Mídia News
Foto: André de Abreu

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que a paralisação das obras de duplicação da BR-163 afeta diretamente Mato Grosso do Sul, já que gera desemprego, diminuição de investimentos e destaca que a cobrança do pedágio deve acompanhar o andamento das obras e ficar paralisado.

"Essa paralisação gera prejuízo ao Estado, é uma concessão federal e a CCR Via explicou alguns motivos e agora a decisão depende da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com certeza isso traz além de prejuízos com o atraso das obras, traz desemprego, diminuição de investimentos e sérios problemas. É inconcebível continuar cobrando pedágio enquanto as obras estão paralisadas", diz o tucano.

Azambuja faz questão de relembrar que a BR-163 foi considerada a rodovia da morte e a duplicação que já foi realizada ajudou a diminuir os índices de morte no Estado. "A BR-163 foi considerada, por muitos anos, como a rodovia da morte e teve uma melhoria significativa. Nós, governo do Estado, temos que travar [uma batalha] com a concessionária para tentar a viabilidade do retorno. Eles alegam algumas questões, como a licença ambiental que depende do Ibama, que demora muito".

De acordo com Reinaldo, a paralisação de duplicação de rodovias também foi anunciada por outros estados. "Tem outros estados paralisados, por conta de equívocos contratuais, tem que acontecer o equilíbrio contratual. Tem que buscar uma forma que não onere somente aquele que trafega na BR, através do pagamento do pedágio".

Questionado sobre intervir negociações, ao lado da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o governador ressalta que tem intenção de fazer intervenção para que os trabalhos voltem a ser realizados o mais rápido possível. "Agora com o posicionamento da CCR, ainda não tomamos conhecimento do documento que foi entregue para a ANTT. Não sabemos exatamente o que estão solicitando, vamos conhecer o teor do documento, aí sim vamos fazer intervenção. Mesmo não sendo uma concessão estadual, sendo assim, uma concessão federal, queremos o retorno dos trabalhos. A BR-163 é uma artéria fundamental do Estado".

Reinaldo afirma ainda, que sua equipe está agendando uma reunião em Brasília para a próxima semana. "Vamos ouvir o Governo Federal através de uma reunião na semana que vem e ver o que foi proposto". 

A  CCR Via protocolou pedido de revisão de contrato na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a justificativa de que o plano original previsto para a elaboração de todos os estudos técnicos hoje está com uma redução de 35%, em decorrência da crise econômica que afeta o país. 


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