02/03/2018 às 12h38min - Atualizada em 02/03/2018 às 12h38min

Prefeitura faz programa para castrar 800 animais e lança UPA Veterinária

Centro cirúrgico do CCZ já existia, mas foi reformado e ganhou nova sala de atendimento

Danielle Valentim
campograndenews

No próximo dia 19​ de março, a Prefeitura de Campo Grande entrega a reforma do centro cirúrgico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que prevê a castração de 600 felinos e 200 cães por mês, e anuncia a construção da UPA-VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário) da Capital.

A inauguração do centro cirúrgico, que foi reformado e ganhou nova sala de atendimento, possibilitará a implantação do Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos do Município de Campo Grande, que prevê a castração de 600 felinos e 200 cães por mês. A princípio, as castrações de cães serão realizadas semanalmente em bairros carentes de Campo Grande, sendo 50 por semana.

No mesmo dia, da entrega do centro cirúrgico, haverá o lançamento das obras da UPA-VET de Campo Grande, que já tem recurso garantido. Ela será instalada em um anexo ao CCZ e funcionará de segunda a domingo, das 7 às 23 horas, para atendimento de cães e gatos de toda a população campo-grandense.

As consultas ocorrerão por ordem de chegada, com distribuição de senhas, ou por avaliação de risco, prestando os primeiros atendimentos clínicos emergenciais. A UPA-VET contará com a parceria de universidades, que ajudarão, por exemplo, na realização de exames complementares necessários para um atendimento de excelência dos animais de estimação.

Os estabelecimentos veterinários também poderão se cadastrar voluntariamente, oferecendo desconto aos tutores para prestar a continuidade do tratamento do animal, caso haja necessidade, ou na compra de medicamentos.

A previsão de atendimento tem como base a demanda do Hospital Veterinário da Universidade Federal, com expectativa de que 100 tutores passem pela UPA-VET por dia com seus animais, com tratamento que varia de pequena consulta a mobilização de fratura ou sedação para redução de ferimentos. A previsão é de que a UPA seja inaugurada em até seis meses.

Conselho do Bem-Estar Animal - No dia 28 de março a Prefeitura também inicia a implantação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, com a criação do regimento interno, eleição dos conselheiros e mesa diretora, que garantirá a efetivação do Fundo de Bem-Estar Animal, abrindo a possibilidade de busca de recursos externos para a causa animal.

A criação do conselho garante a participação social na tomada de decisões, ampliando a possibilidade de garantir uma vida melhor aos animais, que para muitos são como se fossem da família. O projeto da UPA-VET contarão com emendas do deputado federal Fábio Trad, deputado estadual Márcio Fernandes e vereadores Eduardo Romero e Veterinário Francisco.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »