11/04/2018 às 11h16min - Atualizada em 11/04/2018 às 11h16min

80 ANOS DE POESIA

Josimar Miranda
coximnews

Esse foi o título do livro do grande escritor brasileiro Mario Quintana organizado por Tânia Franco Carvalhal e retrata bem o que é em essência o poeta e escritor coxinense Geraldo Mochi um homem poesia, que chegou a definir poeticamente até o nome das próprias filhas.

Em março o poeta foi homenageado no 18º FORARTE (Fórum de Arte e Cultura) de Coxim por tudo que realizou em prol da arte e da Cultura e neste sábado (07) recebeu mais uma homenagem agora vinda da Academia de Letras do Brasil Seccional Coxim, de qual é membro fundador e conselheiro participante da Cátedra 07 que tem como patrono o cantor e compositor Goyá. São 80 anos de vida e muito dela dedicado a poesia.

Saiba Mais

GERALDO MOCHI, filho de Antônio Mochi e Regina Luiza Gallo, nascido em Itápolis – SP em 05 de abril de 1938. Casado com Amélia Vieira Mochi, tendo as filhas Rosália, Rosilene, Rosângela, Rosemary e Rosemara, que as definiu num poema como: As 5 ROSAS.

 

Radialista na juventude (em sua cidade natal) com o programa “O Sertanejo”, na Rádio de Itápolis, onde conviveu com o amigo e conterrâneo José Fortuna.

Depois, no Paraná em Campina da Lagoa, com o programa de rádio auditório ao vivo “Geraldo Mochi Show” na Rádio Vale do Piquiri. Foi caminhoneiro por muitos anos, também vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal (anos 60), quando o cargo ainda não era remunerado. Hoje o município tem o hino “Campina Terra Bendita”, com letra de sua autoria.

Colaborador cultural, foi amigo de Zacarias Mourão nos anos 70, que lhe apresentou então, o estadão de Mato Grosso e a cidade de Coxim e pelo encantamento com a terra promissora traz a família em 06 de março de 1980. Foi funcionário da Monza Tratores e produtor rural na região do distrito de Silviolãndia em Coxim onde no mesmo ano iniciou (junto com o senhor Michel Pedro José, Na RVT – Rádio Vale do Taquari) o programa cultural “Resgatando valores e pescando talentos”.

Presidente fundador da ACIAC (Associação Industrial e Agropastoril de Coxim) e cofundador da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).  Autor do livro “Primavera no Outono”, hoje na terceira edição que lhe garantiu uma cadeira na ALB (Academia de Letras do Brasil), seccional Coxim-MS.

 

Incentivador de muitos cantores em início de carreira, valorizando também a cultura local que culminou com o poema “Bom mesmo é Coxim”, ganhador do primeiro FORARTE (Fórum de Arte e Cultura), incentivado pelo professor Henrique Spengler.

Na primeira gestão do prefeito Junior Mochi a letra foi musicada sendo gravada na voz de Ligia Mourão e alcançando grande prestígio regional.

BOM MESMO É COXIM, reflete muito bem sua alma de poeta, sempre engajado politicamente colaborando com a cultura dos lugares onde morou e acima de tudo um apaixonado por Coxim e pela VIDA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »