29/07/2015 às 10h31min - Atualizada em 29/07/2015 às 10h31min

Sindicato quer interdição de cadeia após segundo caso de fuga de detentos da Delegacia de Água Clara

Assessora de Comunicação Sinpol-MS
Foto: Divulgação.

O Sinpol-MS protocolou nesta terça-feira (28) um ofício solicitando ao Juiz da Comarca a interdição das celas da Delegacia de Polícia do município de Água Clara diante da falta de estrutura do prédio. No último dia domingo (26), quatros presos agrediram o policial civil que estava de plantão sozinho na unidade e fugiram em seguida.

Conforme o diretor jurídico do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, este já é o segundo caso de fuga neste ano. "Em fevereiro, seis detentos fugiram da mesma unidade após serrarem o cadeado da cela que também contava com a vigilância de apenas um policial civil plantonista. O local sofre com a falta de efetivo e de infraestrutura", afirmou Miranda.

De acordo com a legislação, a delegacia de polícia deve somente custodiar o preso durante o período de flagrante. Sendo após esse período transferido para a Cadeia Pública para aguardar julgamento e, posteriormente, encaminhado para o presídio para cumprimento da sentença. "A permanência de presos nas delegacias obriga os policiais civis a desempenhar a função de carcereiro ao invés de estarem nas ruas investigando e solucionando crimes", explicou Miranda.

Para Miranda, este segundo caso é um alerta para que providências sejam tomadas imediatamente. "O investigador ficou com alguns ferimentos, pois foi agredido com uma barra de ferro e graças ao seu treinamento e expertise não foi o terceiro caso deste ano de policial civil morto em combate. Esperamos que as autoridades competentes não esperem uma tragédia acontecer para resolver o problema da custódia de presos nas delegacias de todo Mato Grosso do Sul", concluiu Miranda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »