26/08/2015 às 20h01min - Atualizada em 26/08/2015 às 20h01min

Campanha Maria da Penha vai ao Povo tem palestra no CRAS Piracema

ASCOM/PMC
Foto: Divulgação.

Acontece nesta quinta-feira (27) a partir das 8 horas, a “Campanha Maria da Penha vai ao Povo” com palestra ministrada pela delegada Sandra Regina Araújo Simão de Brito – responsável pela Delegacia de Apoio a Mulher (DAM), no CRAS Piracema.

Os objetivos desta campanha são: Propor uma reflexão acerca da violência contra a mulher, no âmbito doméstico, familiar e afetivo; Desenvolver ações de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres, jovens e meninas; Divulgar o trabalho da Coordenadoria da Mulher, Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), informando locais de atendimento à mulher em situação de violência, para acolhimento e realização de denúncias.

De acordo com a coordenadora da Mulher, Luciana Falco o público alvo são os usuários dos CRAS, CREAS, Conviver e Mulheres do Campo, porém toda a comunidade pode e deve participar, pois a violência contra a mulher ainda é algo presente em nossa sociedade. “Infelizmente as mulheres são vítimas de violência doméstica, sofrem agressões e muitas vezes não fazem a denuncia por dependência emocional e financeira do parceiro. Algumas acreditam até que a violência é uma forma de demonstração de “amor”. Por isso, estamos promovendo esta ação para que as vítimas de violência tomem conhecimento de seus direitos e que há local onde elas podem buscar apoio”, esclareceu Luciana.

Segundo a delegada da Mulher, Sandra Regina Araújo Simão de Brito a rede de proteção e apoio à mulher vítima de violência tem que estar funcionando. “Se a rede está funcionando bem o resultado é melhor. Por exemplo: as mulheres ainda não tem o hábito de procurar o Centro de Referência de Atendimento a Violência Contra a Mulher, para ter ajuda e orientação. Lá no o centro ela irá se fortalecer, ter atendimento psicológico e a partir daí ela se encoraja e vai registra um Boletim de Ocorrência contra o seu agressor na delegacia, pois na maioria das vezes não quer registrar um Boletim de Ocorrência, seja pela dependência emocional e/ou financeira que ela tem em relação ao parceiro, sempre na eterna esperança que um dia ele irá mudar”.

Dra. Sandra citou um caso de uma mulher que foi atendida pela Coordenadoria da Mulher, que a auxiliou e através do apoio recebido a mesma arrumou um emprego e agora ela está trabalhando e feliz. A Delegada relatou também que a mulher na maioria das vezes não consegue sair do ciclo da violência. “Muitas vezes a mulher não tem trabalho, e tem um filho (a) que ela precisa alimentar ela não tem uma independência financeira. Não como se manter ou então é uma questão afetiva, vai perdoar e dar mais uma oportunidade para o parceiro. Neste momento ela se expõe à violência. Que volta a acontecer, ela não está fortalecida pra se livrar da ocorrência”. 

A delegada disse ainda que o objetivo da delegacia não é que os casais se separem e sim que não haja violência nos lares, por isso que existe o serviço diferenciado, como a Delegacia de Atendimento a Mulher. “Pois a questão da violência da mulher tem que ser vista com outros olhos, não só a parte criminal, mas também a parte que envolve sentimento, e por fim a parte que envolve família”.

Ainda de acordo com a delegada são registrado em media 50 Boletins de Ocorrências mensais na DAM, sem contar com as procuras para tirar duvidas, ou os atendimentos que são feitos pela Polícia Militar. “É de suma importância trabalhar em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenaria da Mulher, CRAS, CREAS e Secretaria Municipal de Saúde. “Com o trabalho da delegacia isolado não prospera. É importante trabalhar com essa parceria e oferecer todo o suporte que essas mulheres vitimas de violência, tanto necessitam”, concluiu.

No último dia 19 foi realizada a primeira reunião da Campanha Maria da Penha vai ao Povo no CRAS do Senhor Divino.

 

Serviço: Campanha Maria da Penha vai ao Povo

Data: 27 de Agosto de 2015

Horário: a partir das 8 horas

Local: CRAS - Piracema


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »