27/08/2015 às 16h16min - Atualizada em 27/08/2015 às 16h16min

Coxim sedia Escola Regional de Informática

O evento contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos selecionados.

VIROU NOTÍCIA MS
Foto: Divulgação.

Entre quarta e sexta-feira, 26 e 28, os campi Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizam a edição 2015 da Escola Regional de Informática (ERI-MS).

Os interessados em participar podem se inscrever pela página oficial da ERI-MS ou pessoalmente no CampusCoxim do IFMS, localizado na Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza. Os valores da inscrição variam entre estudantes ou profissionais.

O evento contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos selecionados.

Entre os temas centrais das palestras estão futebol de robôs, tecnologias JavaScript e mineração de dados. Já as opções de minicursos ofertados vão desde introdução ao Arduíno e ao Intel Galileo, desenvolvimento de Aplicativos Nativos Android, a conceitos e prática de Data Scienc e Angular JS.

A ERI-MS também abre espaço para divulgações de projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de computação, desenvolvidos por estudantes de graduação ou de nível médio técnico. Os trabalhos serão expostos no evento em formato de pôster.

A programação completa está disponível na página do evento.

Robótica – Durante a ERI, será realizada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os competidores precisam construir e programar robôs capazes de percorrer uma pista, que simula uma área de desastre, desviando de obstáculos. Para assistir às competições, não é necessária inscrição.

Das nove vagas disponíveis na categoria nível 2, voltada para o ensino médio, o IFMS conquistou sete. Os estudantes são de Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã.

O vencedor da fase estadual irá representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional da Olimpíada, no final de outubro, em Uberlândia (MG).

ERI – É fomentada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de disseminar temas atuais e relevantes ligados à área.

A cada ano, ERIs ocorrem nas diferentes regiões do país. A primeira edição em Mato Grosso do Sul ocorreu em 2010, na Capital. A partir daí, o evento já foi sediado em Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas.

Neste ano, o evento também sediará o 1º Encontro de Coordenadores de Cursos Técnicos e Superiores de Computação (Coorcomp-MS).

Ascom/IFMS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »