30/08/2015 às 09h56min - Atualizada em 30/08/2015 às 09h56min

Saúde: Pacientes comemoram atendimentos pela Caravana da Saúde em Nova Andradina

NOTÍCIAS MS
Foto: Divulgação.

Campo Grande (MS) – Os pacientes atendidos pelos procedimentos cirúrgicos oftalmológicos da Caravana da Saúde passaram pela avaliação médica neste sábado (29), no município de Nova Andradina. Moradores dos municípios de: Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, fizeram a avaliação pós-cirurgica na Câmara dos Vereadores e destacaram a ansiedade em poder voltar a enxergar graças aos procedimentos da Caravana da Saúde.

Mais de 200 pessoas compareceram a avaliação médica que libera os pacientes para a realização da cirurgia do segundo olho, quando necessária. Moradora em Nova Andradina, a costureira Norata de Almeida Ferreira, 69 anos, destacou as dificuldades enfrentadas devido aos sintomas da catarata e a espera na fila para se conseguir uma cirurgia oftalmológica pelo SUS.

“Eu já não conseguia ler e muito menos costurar. Em 2010 eu fiz a primeira cirurgia em São Paulo, numa viagem ocasional. Não pude fazer a segunda cirurgia por causa dos custos e acabei deixando de lado. Durante todo esse tempo fiz os exames mas não tive a cirurgia marcada. A Caravana praticamente foi um anjo da guarda para mim, pois o agente de saúde entrou em contato comigo e fez o cadastro no programa. Foi tudo muito rápido e consegui fazer a cirurgia do segundo olho. É uma benção para a população que precisa de um atendimento deste tipo e não tem condições de pagá-lo. Estão todos de parabéns”, disse Norata.

Também moradores em Nova Andradina, o casal de aposentados, Eurides Santos Silva, 74 anos e Valdelino Rodrigues, 63 anos, comemoraram a realização de suas cirurgias e falaram sobre as dificuldades para se conseguir uma cirurgia através do sistema público de saúde. “Eu fiquei cerca de 3 anos esperando uma solução. O meu diagnostico foi de glaucoma, então fiz os exames, deixei o meu nome na secretaria de saúde para conseguir a cirurgia, mas não houve resposta. Essa espera é a principal angustia” disse Eurides. “Eu fiquei esperando mais tempo, cerca de 4 anos. Tanto eu como a Eurides ficávamos atrás de uma solução, mas sem resposta. Deixei de usar meus óculos por que já não funcionaria mais segundo o médico. Quando soubemos da Caravana, o alívio foi imediato. É a primeira vez que vemos algo dessa estrutura voltada para a saúde da população”, destacou Valdelino.

Já no Hospital Regional de Nova Andradina, estão programadas mais de 200 cirurgias de média complexidade, com especialidades em cirurgia geral e ginecologia. Desde o dia 17, as cirurgias estão sendo realizadas no hospital pela Caravana da Saúde. Prestes a receber alta, a servidora Kelly dos Santos Omito, 32 anos, aguardava desde o inicio do ano a definição de datas para uma cirurgia de vesícula. A demora acabou afetando a sua rotina de trabalho e até mesmo os estudos.

“No ano passado a minha vida foi praticamente fazendo exames para a cirurgia, mas não se chegava a nenhuma data. Enquanto isso eu tinha fortes crises de dor, não conseguia trabalhar e nem estudar. Cheguei a tentar o atendimento por Dourados e Campo Grande, mas não foi possível. Quando a Caravana me chamou foi um alívio. É uma grande diferença na minha vida ter conseguido este tratamento e retomar ao normal a minha rotina”, disse Kelly.

Neste domingo (30), a Caravana da Saúde realiza o seu Dia D de mobilização no estádio Luiz soares Andrade, com a participação das instituições parceiras como Hemosul, Procon, Tribunal de Justiça, SESI, Ministério Público, Polícia Civil,Corpo de Bombeiros entre outros. Também serão realizados exames e consultas de diversas especialidades, entre elas: cardiologia, pediatria, ortopedia, neurologia e outros. O programa já soma mais de 4 mil cirurgias realizadas ao longo de suas quatro edições. A Caravana passará pelas 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reduzir o numero da fila de espera para os diversos procedimentos de saúde, além de levar a reestruturação dos serviços de saúde como estratégia de melhoria dos atendimentos à população de cada região visitada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »