03/09/2015 às 19h44min - Atualizada em 03/09/2015 às 19h44min

Dono da UTC admite propina em licitações

Ricardo Pessoa confirmou o pagamentos ilícitos a Vaccari por pedido de Renato Duque

BAND
e Dono da UTC admite propina para reduzir concorrência em licitações da Petrobras / Zanone Fraissat/Folhapress Dono da UTC admite propina para reduzir concorrência em licitações da Petrobras Zanone Fraissat/Folhapress

O dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, admitiu que houve pagamento de propina em manobras para reduzir a concorrência em licitações da Petrobras. O empresário prestou depoimento na quarta-feira à Polícia Federal como testemunha de acusação no processo contra executivos da construtora Odebrecht. 

Na fala, Pessoa confirmou que pagou propina, entre outras pessoas, ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto a pedido do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Duque, que está preso no Paraná no âmbito da Operação Lava Jato, já afirmara, também na quarta-feira, que o empresário Augusto Mendonça, um dos delatores do esquema de corrupção na Petrobras, mentiu ao acusá-lo de envolvimento no caso de desvio de dinheiro.

O ex-diretor da Petrobras fez a acusação durante acareação promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras em Curitiba, entre ele, Mendonça e Vaccari.

Duque e Vaccari não responderam a várias perguntas dos parlamentares, alegando orientação de seus advogados. O ex-diretor da estatal, no entanto, reiterou diversas vezes que Mendonça mentiu ao citá-lo como envolvido.

Questionado por deputados se mantinha as acusações contra Duque após ter sido chamado de mentiroso, Mendonça, ex-executivo da Toyo Setal e presidente da Setal Engenharia, afirmou que mantinha todas as suas afirmações.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras na Câmara dos Deputados em abril, Mendonça disse ter feito doações a diversos partidos, como o PSDB e o PR, mas foi específico ao afirmar que contribuições ao PT foram feitas a partir de pedido de Duque, diretor de Serviços da Petrobras à época.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »