30/09/2015 às 16h15min - Atualizada em 30/09/2015 às 16h15min

Tropas de coalizão liderada pelos EUA combatem Talebã

CORREIO DO BRASIL
Kunduz é a primeira capital provincial a cair em mãos do Talebã

Forças especiais da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão combateram insurgentes nesta quarta-feira perto da cidade de Kunduz, no norte, que foi tomada pelo Talebã esta semana, disseram um porta-voz da coalizão e uma autoridade afegã.

Foi o primeiro relato de confrontos in loco entre militantes do Talebã e as tropas estrangeiras que apoiam o governo afegão, durante três dias de combates às vezes pesados pelo controle dessa cidade estratégica de 300 mil habitantes.

Kunduz é a primeira capital provincial a cair em mãos do Talebã desde que o movimento islâmico radical foi derrubado do poder em 2001. Pelo menos três ataques aéreos dos EUA também têm como alvo posições do Talebã e em torno da cidade.

Combatentes do Talebã reforçaram os controles nos arredores de Kunduz e minaram estradas para evitar a chegada de reforços para as forças afegãs sitiadas na área.

Os insurgentes também lançaram uma série de ataques contra aeroporto de Kunduz, onde milhares de policiais e soldados do governo se concentraram depois de recuar da cidade.

O porta-voz da coalizão, coronel Brian Tribus, deu poucos detalhes, mas confirmou que tropas estrangeiras haviam entrado em confronto com insurgentes, em apoio às forças afegãs.

– Forças especiais e conselheiros da coalizão, enquanto ajudavam as forças de segurança afegãs encontraram uma ameaça insurgente nas imediações do aeroporto de Kunduz, por volta de 1 hora de 30 de setembro – disse Tribus. Ele confirmou que forças especiais lutaram contra os insurgentes, mas acrescentou: “Isso aconteceu como autodefesa. Quando se depararam com a ameaça, eles se defenderam.”

Tribus se recusou a detalhar as nacionalidades dos integrantes das forças especiais.

Forças da Otan

Forças especiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chegaram nesta quarta-feira a Kunduz, no Afeganistão, para reforçar as tropas afegãs que estão na região.

– Forças especiais da coligação estão no terreno, em Kunduz, para aconselhar os seus parceiros afegãos – revelou um porta-voz da Otan.

As forças especiais integram tropas dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e da Alemanha, acrescentou uma fonte militar à AFP, que não especificou o contingente.

Os talebãs tomaram Kunduz na segunda-feira, na sua maior conquista militar desde que foram retirados do poder em 2001.

As forças afegãs lançaram na terça-feira uma ofensiva para recuperar Kunduz, com apoio aéreo dos Estados Unidos. A operação já lhes permitiu recuperar algumas partes da cidade.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelas autoridades, o número de mortos (quase todos talebãs, segundo informações oficiais) supera uma centena, registrando-se quase 200 feridos.

Segundo o governo afegão, os talibãs foram expulsos de edifícios como a sede da polícia e a prisão, mas a operação militar continua com apoio aéreo dos Estados Unidos, que mantêm 9,8 mil militares no país em missão de combate.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »