05/10/2015 às 16h25min - Atualizada em 05/10/2015 às 16h25min

Outubro Rosa – Atividades preventivas são realizadas nas Unidades de Saúde em Coxim

ASCOM/PMC
Foto: Andressa Lopes

O outubro rosa é um movimento celebrado anualmente com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o Câncer de mama. Em Coxim a campanha iniciou com o 3° Simpósio do Cuidado a Mulher, com a participação dos profissionais da Associação de Ginecologia e Obstétrica de Mato Grosso do Sul da SOGOMAT-SUL, realizado nos dias 01 e 02 de outubro.

Nos dias 03 e 04 foram realizadas na Unidade de Saúde do Marechal Rondom com nossa equipe fazendo consultas de enfermagem, coletas de preventivo, consultas médicas e orientações.

Essas atividades preventivas e educativas continuam a partir de terça-feira (06) nas Unidades de Saúde Ilda Kohl (das 13 às 17 horas) e Santa Maria (das 7 às 19 horas). No dia 07 de outubro as atividades serão realizadas na Unidade de Saúde Policlínica/ Flávio Garcia (7 às 11 horas e das 13 às 17 horas).

Na quinta-feira (08) será a vez de promover as atividades de prevenção com as pacientes da Unidade de Saúde Argemiro Barbosa/ Rural (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas). Por fim no dia 09 de outubro as unidades que receberão as atividades serão: Jorge Ritt (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas) e Totó Araújo (13 às 19 horas).

No sábado (10) haverá o Mutirão do Cuidado a Mulher, que será realizado na Policlínica Lourdes Fontoura das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, onde serão oferecidos Ultrassonografia Mamária, com o médico Rodrigo Rogatto e atendimentos ginecológicos, com o médico João Pedro.

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto alerta que prevenção ainda é o melhor remédio. “Mês de outubro é lembrado em todo país como mês de combate ao câncer de mama. Em Coxim estendemos o tema para falar da saúde da mulher nas mais diversas áreas. Procurem nossas unidades básicas de saúde, estamos prontos para atendê-las. Diversas unidades estão com horários especiais para atender as mulheres”, pontuou.

3º Simpósio do Cuidado a Mulher - Teve por objetivo a atualização em ginecologia dos profissionais de saúde da microrregião de saúde de Coxim, composta pelos municípios de Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde, Sonora e Coxim. O evento contou com palestras de “Atualidades em Infecção pelo HPV” e “Câncer Cérvico-Uterino” ministradas pela Dra. Adriane Bovo.

Já no dia 02 de outubro foram realizadas oficinas direcionadas aos acadêmicos de enfermagem da UFMS, profissionais da Atenção Básica de Coxim e da microrregião de saúde, sobre Pré-natal risco habitual e Pré-natal de alto risco, ministrado pelo Dr. Paulo Ito, logo após a Dra Adriane Bovo realizou a palestra relacionada ao Manejo nas alterações citológicas/histopatológicas nas patologias do trato genital inferior. Para finalizar Dr. Paulo Ito explanou sobre: ”Terapia hormonal e anticoncepção em mulheres de alto risco e em portadoras de Câncer de Mama”.

“Mais de 300 pessoas, entre profissionais e acadêmicos participaram do 3º Simpósio do Cuidado a Mulher, podendo ampliar seus conhecimentos na área da Saúde da Mulher. Em Coxim, Saúde é tratado com prioridade, por isso, atividades preventivas estão sendo realizadas em diversas Unidades Básicas de Saúde para que as Mulheres possam buscar informação e realizar exames preventivos”, finalizou o prefeito Aluizio São José.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »