07/10/2015 às 18h39min - Atualizada em 07/10/2015 às 18h39min

Marinha da Rússia dispara contra Estado Islâmico na Síria

CORREIO DO BRASIL
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta quarta-feira que navios russos situados no mar Cáspio lançaram mísseis contra posições do Estado Islâmico na Síria

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta quarta-feira que navios russos situados no mar Cáspio lançaram mísseis contra posições do Estado Islâmico na Síria.

Todos os alvos foram destruídos, afirma o Ministério da Defesa russo.

Vladimir Putin, que faz nesta quarta-feira 63 anos, teve um encontro com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, durante o qual afirmou que a operação russa na Síria ainda continua:

– Nós sabemos o quanto complicadas são operações antiterroristas como esta. E está claro que ainda é cedo falar em resultados. Mas o que já foi feito até o momento, sem dúvida, merece uma avaliação altamente postiva: o trabalho do Ministério da Defesa como um todo, o trabalho dos especialistas do Estado-Maior General e o trabalho dos nossos oficiais, os militares que atuam no local.

– Os ataques demonstraram que os nossos mísseis são eficientes a longo alcance, até 1,5 mil metros – acrescentou o ministro.

– Vinte e três aviões da aviação de choque continuam também assestando golpes contra as posições dos militantes. Durante este período, desde o dia 30 de setembro, 19 centros de comando, 12 armazéns de munições, 71 unidades de material bélico, fábricas e ateliês de fabricação de explosivos, inclusive explosivos usados para carros-bombas, foram destruídos – precisou Shoigu.

Base militar

O representante oficial do Distrito Militar Central da Rússia disse que a base militar russa no Tajiquistão será reforçada com helicópteros Mi-24P e Mi-8MTV. O grupo de helicópteros se baseará no aeródromo de Ayni, que fica em 30 km de Dushanbe.

 O Ministério da Defesa da Rússia reforçará a sua base militar no Tajiquistão com helicópteros de ataque e de combate, disse aos jornalistas na quarta-feira o representante oficial do Distrito Militar Central da Rússia, coronel Yaroslav Roshchupkin.

Este grupo de helicópteros será composto de aparelhos Mi-24P e Mi-8MTV.

– As capacidades de combate da 201ª base militar…serão reforçadas pela aviação de helicópteros. O grupo se baseará no distrito de Hisor do Tajiquistão, no aeródromo de Ayni,  que fica em 30 km de Dushanbe – destacou Roshchupkin.

A 201ª base militar no Tajiquistão é a maior unidade de tropas terrestres russas fora da Rússia. No presente momento a base militar fica nos arredores de Dushanbe. O acordo sobre a base russa foi ratificado em maio de 2013. A presença militar russa foi prolongada até 2042.

A base militar assegura os interesses russos e, em conjunto com as forças armadas locais, a segurança do Tajiquistão. Ao mesmo tempo, a Rússia fornece para o Tajiquistão armamentos compatíveis, equipamentos militares e especiais de acordo com a legislação russa.

Iraque

A exemplo do que fez a Síria, o Iraque pode pedir ajuda à Rússia para destruir o Estado Islâmico em seu território. O chefe do Comitê de Defesa e Segurança do parlamento iraquiano, Haqim Zamli, afirmou nesta quarta-feira que Bagdá poderá solicitar em breve o apoio aéreo russo na luta contra o grupo jihadista.

– O Iraque pode pedir à Rússia para conduzir ataques aéreos contra as posições dos militantes do Estado Islâmico em seu território, se a ação russa for bem sucedida na Síria – disse Haqim Zamli.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, seus ataques aéreos já fizeram danos consideráveis às redes de comando e de logística do Estado islâmico, bem como a infraestrutura necessária para equipar terroristas suicidas. Desde 30 de setembro, na sequência de um pedido do presidente sírio, Bashar Assad, aviões de combate russos realizam ações de precisão contra alvos do grupo jihadistas.

A coalizão internacional liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico já realizou mais de 6,5 mil ataques aéreos no Iraque e na Síria desde agosto de 2014, não sendo capaz de expulsar o Estado islâmico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »