12/11/2015 às 19h10min - Atualizada em 12/11/2015 às 19h10min

Sinpol-MS prestigia formatura de novos 190 policiais civis.

VIROU NOTÍCIAS MS com ASCOM/SINPOL-MS
Foto: Divulgação.

Realizada, na manhã desta quarta-feira (11), a formatura de novos 190 policiais civis. Na cerimônia, o Sinpol-MS foi representado por seu presidente, Giancarlo Miranda, que compões a mesa de autoridades. O aumento do efetivo da Polícia Civil é uma das reivindicações que o Sinpol-MS tem pleiteado junto ao governo do estado e que tem sido conquistado no último ano com a convocações dos candidatos aprovados em todas as fases do concurso PCMS/2013. Concluíram o curso de formação policial 166 investigadores e 24 peritos papiloscopistas que se dedicarão a servir e proteger a sociedade sul-mato-grossense. Devido à solicitação da categoria e da sociedade, desde a primeira turma foram convocados 575 remanescentes do concurso PCMS/2013, sendo que o edital previa apenas 240 vagas, no entanto, as vagas disponibilizadas para a função de escrivão não foram supridas.

O presidente lembra que a segunda e terceira turmas mobilizaram-se para serem convocadas. “Fizemos abaixo-assinados, fomos à imprensa pedir apoio da população para que hoje tivéssemos um efetivo maior, contudo ele ainda não atende os 2.400 agentes de polícia judiciária e 300 peritos papiloscopistas determinados na Lei Orgânica da Polícia Civil”, declarou Giancarlo. O Sindicato calcula que o déficit seja de cerca de 600 policiais civis.

Vale lembrar que o efetivo apontado em lei é baseado na população existente no ano de 2005 quando a legislação foi publicada. Ainda de acordo com o presidente do sindicato, é necessária a realização de um novo concurso para suprir demandas na área administrativa da Polícia Civil e para a função de escrivão. Muitos policiais que poderiam estar nas ruas cumprindo sua atividade fim de elucidação e materialização de crimes, mas estão desempenhando funções administrativas nas delegacias.

O curso de formação policial tem 600 horas/aulas de atividades práticas e teóricas nas disciplinas de direito penal, processual penal, administrativo, direitos humanos, português, técnicas de abordagem policial e interrogatório, defesa pessoal, algemamento, abordagem veicular e pessoal, tiro, operacional e inteligência policial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »