27/11/2015 às 09h08min - Atualizada em 27/11/2015 às 09h08min

Confiança do empresário do comércio sobe em novembro

Mesmo com o avanço, o índice, que atingiu 65,9 pontos, é o terceiro menor da série histórica da pesquisa

CORREIO DO BRASIL
Foto: Reprodução.

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve um aumento em novembro deste ano, depois de cinco meses consecutivos de queda. O indicador subiu 4,6 pontos, depois do mínimo histórico de outubro (61,3 pontos).

Apesar do avanço, o índice, que atingiu 65,9 pontos, é o terceiro menor da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2010.

O resultado foi puxado pela maior confiança dos empresários do comércio no momento presente, já que o Índice da Situação Atual avançou 5,3 pontos. O principal motivo para esse avanço é o grau de satisfação dos empresários com a situação atual de seus negócios.

O Índice de Expectativas, que mede a avaliação dos empresários em relação aos próximos meses, subiu 3,8 pontos, devido a uma melhora do grau de otimismo com as vendas nos três meses seguintes.

Confiança do consumidor avança em novembro

A confiança do consumidor brasileiro subiu 1,3% em novembro na comparação com o mês anterior, com destaque para a melhora nas expectativas. A alta interrompeu seis meses de queda.

A Fundação Getulio Vargas informou nesta quarta-feira que o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 76,7 pontos em novembro, contra 75,7 pontos em outubro. O Índice de Expectativas teve alta de 2,1%, a 82,8 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) ganhou 0,2% em novembro e foi a 65,8 pontos.

As perspectivas para a economia brasileira continuam em franca deterioração, com economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetando retração de 3,15 por cento este ano, em meio a incertezas na área fiscal e forte crise política, com inflação e desemprego elevados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »