27/11/2015 às 10h04min - Atualizada em 27/11/2015 às 10h04min

Rússia irá reforçar controle de importações de alimentos turcos

CORREIO DO BRASIL
O governo da Rússia anunciou nesta quinta-feira que irá reforçar o controle sobre as importações de alimentos turcos

Depois da derrubada de um avião russo na Síria, o governo da Rússia anunciou nesta quinta-feira que irá reforçar o controle sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando ainda mais a tensão com a Turquia.

Cerca de 15% da produção agrícola turca “está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança”, disse o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

– Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o governo (russo), através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controle sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia, adiantou Tkachev.

A Rússia vai “levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia”, destacou.

A medida anunciada pelo ministro da Agricultura surge poucos dias depois de a Turquia ter derrubado um avião de combate russo, na fonteira com a Siria.

Na última terça-feira, a Turquia anunciou que dois dos seus caças-bombardeiros F-16 tinham abatido um SU-24 russo que tinha violado o espaço aéreo turco dez vezes num período de cinco minutos, ao longo da fronteira com a Síria, ignorando todas as advertências.

Em reação, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o abate do avião russo pela Turquia tinha sido “uma facada nas costas” que teria “consequências sérias” nas relações entre os dois países.

Caças

A Rússia está considerando a possibilidade de enviar de 10 a 12 caças à base aérea de Hmeymim na Síria para garantir a cobertura de cada um de seus 24 bombardeiros.

Segundo uma fonte do jornal russoKommersant no Ministério da Defesa, antes do acidente, os aviões russos voavam sem cobertura, pois não havia uma ameaça potencial. A inteligência não comunicava que os terroristas possuíam sistemas de defesa antiaérea portáteis. Ao mesmo tempo, ninguém considerava a ameaça do ataque por parte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

– Agora, cada um dos 24 bombardeiros será acompanhado por um caça”, disse nesta quinta-feira o jornal Kommersant. Assim cada Su-24M e Su-34 irá efetuar tarefas militares acompanhado por um Su-27SM e Su-30SM.

Ancara alegou que derrubou o avião russo Su-24 porque a aeronave violou o espaço aéreo turco. Entretanto o Ministério da Defesa da Federação da Rússia confirmou neste mesmo dia que “a análise dos dados de controle objetivo mostrou inequivocamente que não houve violações do espaço aéreo da Turquia”.

Um dos pilotos do caça derrubado foi morto a tiros enquanto descia de paraquedas, enquanto o copiloto foi resgatado e levado de volta à base aérea russa perto de Latakia. Ele informou que não houve avisos da parte turca antes do ataque

“provocação planejada”

O ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou na quarta-feira que o abatimento de um caça russo por parte da Força Aérea turca “parece ser uma provocação planejada”, mas garantiu que a Rússia “não entrará em guerra” com a Turquia.

O chefe da diplomacia russa telefonou cerca de uma hora com seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu. Segundo Lavrov, o ministro turco “tentou justificar as decisões da Força Aérea turca” afirmando que a aeronave russa “voou um total de 17 segundos no espaço aéreo turco”.

– Tenho sérias dúvidas de que se trate de um ato espontâneo, parece muito uma provocação planejada – disse Lavrov. “No entanto, não entraremos em guerra com a Turquia. As nossas relações com o povo turco não mudaram”, garantiu, em coletiva de imprensa.

Momento antes, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também havia declarado que seu país “não tem qualquer intenção de provocar um aumento de tensão após este incidente”, no entanto, sem deixar de cutucar Moscou.

– Sejamos honestos. Apoiar alguém que pratica terrorismo de Estado… Se você confirma, se você aprova violência ou opressão, então você é um opressor – disse Erdogan, em aparente referência ao apoio russo ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Putin: Moscou reagirá de outra forma

À imprensa russa, o presidente do país, Vladimir Putin, assegurou que tomará todas as medidas necessárias para proteger o contingente aéreo que participa na operação antiterrorista na Síria. Depois de ter afirmado no dia do abatimento “terá graves consequências para as relações russo-turcas”, Putin salientou, nesta quarta-feira, que Moscou reagirá de “outra forma” se houver novos incidentes com a Turquia.

Putin recomendou ainda aos cidadãos russos que não se desloquem à Turquia, um dos seus destinos turísticos favoritos. “Os nossos cidadãos que estão na Turquia podem correr um sério perigo”, disse. Ano passado, cerca de 3 milhões de russos passaram suas férias na Turquia.

“Prontos para formação de Estado-maior comum”

Em Paris, apesar dos pouca cooperação aparente conquistada pelo presidente francês, François Hollande, durante sua turnê mundial, o embaixador russo na França, Alexander Orlov, afirmou que a Rússia “está pronta para formar um Estado-maior comum” contra o EI, apesar da tensão entre Ancara e Moscou.

– Estamos prontos para todas as formas de planejamento conjunto sobre as posições do ‘Daesh’ (acrônimo árabe do EI) e elaborar um Estado-maior comum com a França, com os EUA e com todos os países que quiserem entrar nesta coalizão – disse o diplomata, em entrevista à rádio francesa Europe1. Ele afirmou ainda que os turcos “serão bem-vindos” nesta aliança.

Após as conversações na Casa Branca entre Hollande e Barack Obama, na terça-feira, o presidente americano afirmou que seria “extremamente útil” se a Rússia trabalhasse juntamente com os EUA e com outros países para colocar um fim à guerra na Síria.

Moscou reforça presença militar em Latakia

Se no campo da política os avanços são moderados, em solo sírio houve mudanças imediatas. Moscou despachou um cruzador para ajudar a reforçar a defesa aérea em torno da base russa em Latakia, na Síria. Além disso, foram enviados também os sofisticados sistemas de mísseis antiaéreos S-400 e, a partir de agora, aeronaves russas serão protegidas durante bombardeios por caças de combate. A mensagem à Turquia e seus aliados é clara: não ouse tentar novamente.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »