30/11/2015 às 10h15min - Atualizada em 30/11/2015 às 10h15min

Putin anuncia sanções ao governo turco após ataques

CORREIO DO BRASIL
Putin proíbe que cidadãos russos façam turismo na Turquia

Presidente russo, Vladimir Putin assinou decreto, neste sábado no qual aumenta o nível de segurança nacional e toma medidas econômicas contra a Turquia, segundo divulgou o serviço de imprensa do Kremlin. Agrava-se, desta forma, a relação com o governo de Ancara.

“O presidente russo, Vladimir Putin assinou um decreto (tratando) sobre medidas para garantir a segurança nacional da Federação da Rússia e proteção dos cidadãos russos contra ações ilegais penais e outras, e sobre medidas econômicas especiais contra a República da Turquia “, disse o comunicado.

O decreto também diz que tais restrições irão apenas abranger novos trabalhadores, sendo que aqueles funcionários já contratados oficialmente antes de 31 de dezembro de 2015 não ficariam sujeitos às sanções. Ainda, as agências de viagem e turismo russas terão de parar de vender pacotes de passeios para a Turquia depois de 1 de janeiro de 2016, de acordo com Kremlin.

O decreto assinado pelo líder russo determina que o regime de isenção de vistos para os nacionais turcos que viajam para a Rússia seja suspenso a partir do próximo ano.

Novos ataques

Ainda neste sábado, a Turquia disparou uma série de morteiros em direção a posições do exército sírio, segundo o porta-voz do exército sírio disse neste sábado.

— Na noite passada, houve intenso fogo de morteiros a partir  área de Mount Jebel Aqra, que está no lado turco. O Comandante-em-chefe do Exército Árabe Sírio [o presidente Bashar Assad] adverte para os perigos de tal comportamento — disse o brigadeiro-general Ali Mayhoub durante uma coletiva de imprensa.

Damasco insta a comunidade internacional a forçar a Turquia a deixar de apoiar terroristas, direta e indiretamente, bem como deixar de comprar petróleo ilegal deles, disse o porta-voz.

— Aproveitando o fato da fronteira [entre Síria e a Turquia] ser de fato controlada por terroristas Ankara sem obstruções os abastece com armas e outros recursos para suas atividades criminosas. O Comandante-em-chefe do Exército Árabe Sírio adverte para os perigos de tal comportamento e insta a comunidade internacional a exercer máxima pressão sobre a liderança da República Turca, com o objetivo de forçá-la a abandonar o apoio direto e indireto para o terrorismo internacional — frisou o porta-voz.

Governo turco

De acordo com Mayhub, em troca do apoio militar, a liderança turca recebe “desde petróleo de criminosos internacionais a preços de barganha, tesouros culturais saqueados por bandidos nos museus da Síria e do Iraque, e outros contrabandos”.

— Os veículos a motor da Turquia podem chegar às áreas tomadas pelos terroristas, sem qualquer controle ou checagem, enquanto as autoridades sírias não têm temporariamente nenhum controle sobre a fronteira. Os comboios de ajuda humanitária que o governo turco relatou são um mito. Eles são usados para ajudar a legalizar suprimentos para terroristas e mover com êxito militantes feridos e doentes para hospitais turcos — acrescentou o militar.

O porta-voz afirmou, ainda, que “a fronteira tornou-se transparente devido ao governo turco. Isso também permite que os terroristas cheguem a outros países europeus para cometer numerosas atrocidades”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »