Manifestantes se reúnem, neste domingo, em Brasília, a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Eles deixam o Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, rumo ao Congresso Nacional segurando faixas com frases pró-impeachment, além de bonecos infláveis do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma.
A Esplanada dos Ministérios foi totalmente interditada para o trânsito de veículos, e homens da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal acompanham de longe o deslocamento dos manifestantes. A PM divulgou que entre 500 e 600 pessoas participam do ato, que começou por volta das 11h. A organização do protesto informa que ainda não têm uma estimativa de público. Segundo a imprensa local, há entre mil e 1,5 mil pessoas no local.
Do alto do carro de som, organizadores reclamaram que a mídia em geral não divulgou o ato nem deu apoio à manifestação e que o site do movimento Vem pra Rua ficou fora do ar no sábado. O veículo segue pela Esplanada tocando marchinhas e paródias de músicas com críticas ao governo e à política fiscal.
Panfletagem
Paralelamente à manifestação, um grupo do movimento Frente Brasil Popular, que afirma representar o PT e cerca de 20 entidades, faz panfletagem na Torre de TV – um dos pontos turísticos mais movimentados da capital federal. O ato, que tem participação de poucas pessoas, é contra o impeachment da presidenta Dilma e o ajuste fiscal e pede a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Na segunda-feira, aniversário da presidenta Dilma Rousseff, um grupo liderado pelo PT e por entidades que apoiam o governo organizam uma festa simbólica, em frente ao Palácio do Planalto, com direito a bolo e parabéns, para comemorar a data.