13/12/2015 às 19h14min - Atualizada em 13/12/2015 às 19h14min

Pacto climático: papa pede compromisso global

Em maio, Francisco emitiu uma grande encíclica sobre a necessidade de proteger o ambiente e combater o aquecimento global

CORREIO DO BRASIL
Francisco disse ter esperança de que seria “garantida às populações mais vulneráveis” uma atenção especial

O papa Francisco instou neste domingo os países que assinaram o histórico acordo em Paris sobre mudanças climáticas a unirem-se em um compromisso acordado para colocá-lo em prática urgentemente, e a lembrarem dos pobres enquanto fazem isso.

– Para colocá-lo em prática serão necessários um compromisso acordado e uma generosa dedicação por parte de todos – disse a dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

– Exorto toda a comunidade internacional a avançar com urgência ao longo do caminho que foi tomado, em um sinal de solidariedade – afirmou.

Francisco, que em maio emitiu uma grande encíclica sobre a necessidade de proteger o ambiente e combater o aquecimento global, disse ter esperança de que seria “garantida às populações mais vulneráveis” uma atenção especial.

Derretimento de geleiras

O derretimento de geleiras causado pelo aumento das temperaturas parece estar resultando uma leve desaceleração na rotação da Terra, em mais um sinal da abrangência do impacto das mudanças climáticas globais, disseram cientistas nesta sexta-feira.

A força por trás das pequenas, mas discerníveis, mudanças na rotação da Terra medida por satélites e métodos astronômicos é o aumento do nível do mar no mundo, alimentado pelo fluxo de água derretida das geleiras para os oceanos, afirmaram pesquisadores.

– Uma vez que os glaciares estão em altas latitudes, quando eles derretem, eles redistribuem a água dessas altas latitudes para latitudes mais baixas, e, como um patinador que move os seus braços para longe do seu corpo, isso age para reduzir o índice de rotação da Terra – declarou o geofísico da Universidade de Harvard, Jerry Mitrovica.

O movimento do gelo e da água derretida também causa uma leve migração do eixo da Terra, ou polo norte, num fenômeno conhecido como “deslocamento polar”, disseram os pesquisadores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »