25/12/2015 às 11h18min - Atualizada em 25/12/2015 às 11h18min

Asteroide passa pela Terra na véspera de Natal

Segundo a Nasa, não há qualquer ameaça ao planeta

BAND
Asteroide não traz riscos à Terra / Agência Espacial Brasileira/Divulgação Asteroide não traz riscos à Terra Agência Espacial Brasileira/Divulgação

Um asteroide passará pela Terra na noite desta quinta-feira, véspera de Natal. Segundo a Agência Espacial Brasileira, a distância calculada pelos especialistas é 28 vezes maior que a existente entre a Lua e a Terra. Portanto, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), não há qualquer ameaça ao planeta.

Descoberto em 2003, o asteroide será visível apenas para astrônomos profissionais e amadores, que poderão capturar imagens da pedra espacial gigante, também conhecida como asteroide 163899.

Segundo cálculo de astrônomos, o asteroide retornará às proximidades da Terra em 2018. A Nasa informa que ele não representa uma ameaça ao planeta nos próximos dois séculos, no mínimo.

O asteroide está na lista de objetos potencialmente acessíveis a humanos. Por isso, astrônomos dos observatórios de Arecibo, em Porto Rico, e de Goldstone, na Califórnia, monitoram o asteroide nas próximas semanas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »