25/12/2015 às 11h30min - Atualizada em 25/12/2015 às 11h30min

Papa critica 'atos terroristas atrozes' e pede esforço por fim de guerras

Ele falou sobre destruição do 'patrimônio histórico e cultural de povos'. Francisco ainda expressou apoio aos esforços da ONU pelo fim da guerra.

G1
Papa Francisco acena para fiéis durante mensagem de Natal nesta sexta-feira (25) no Vaticano (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)

O Papa Francisco denunciou nesta sexta-feira (25) em sua tradicional mensagem de Natal os "atos terroristas atrozes" e a destruição do "patrimônio histórico e cultural de povos inteiros".

"Quero recordar também quantos foram atingidos pelos atos terroristas atrozes nos recentes massacres ocorridos" no Egito, Beirute, Paris, Bamako e Tunísia, disse.

A segurança foi forte no Vaticano enquanto o papa Francisco, marcando o terceiro Natal desde sua eleição em 2013, lia seu tradicional discurso "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo) do Dia de Natal da sacada central da Basílica de São Pedro.

Dezenas de milhares de pessoas tiveram suas bolsas inspecionadas ao entrarem na área do Vaticano e então passaram por inspeções como em aeroportos se quisessem entrar na Praça de São Pedro.

A polícia antiterrorismo munida com armas patrulhava discretamente a área em vans com janelas escuras.

O pontífice pediu ainda "o fim das atrocidades" no Iraque, Iêmen e na África subsaariana que, além das "numerosas vítimas, provocam enormes sofrimentos e não respeitam nem sequer o patrimônio histórico e cultural de povos inteiros".

Ele também expressou apoio aos recentes esforços da ONU para tentar acabar com as guerras na Síria e na Líbia, durante sua tradicional mensagem de Natal.

"Que o acordo alcançado dentro das Nações Unidas consiga o quanto antes calar o barulho das armas na Síria (...) É igualmente urgente que o acordo sobre a Líbia encontre o apoio de todos", afirmou o pontífice em referência aos conflitos.

Ele ainda pediu que "sejam recompensados com abundantes bênçãos todos aqueles, pessoas privadas ou Estados, que trabalham com generosidade para socorrer e receber os numerosos emigrantes e refugiados, ajudando em sua integração".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »