26/12/2015 às 10h18min - Atualizada em 26/12/2015 às 10h18min

Microcefalia: Rio tem mais de 80 casos registrados

Para fins de vigilância, os casos com nascimento até maio deste ano e que não se encontram dentro da definição citada foram excluídos

CORREIO DO BRASIL
Dos 84 casos, 69 são de bebês já nascidos

O Estado do Rio de Janeiro tem um total de 84 casos de microcefalia registrados no período de 1º de janeiro a 22 de dezembro de 2015, segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. Os números são consolidados após cruzamento de informações extraídas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do Relatório de Emergência em Saúde Pública (Resp), ambos do Ministério da Saúde. Em 2014, foram registrados 10 casos da malformação no Estado, segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).

Dos 84 casos, 69 são de bebês já nascidos e os outros 15 são referentes ao período intra-uterino. Deste total, 30 mulheres relataram histórico de manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez. “A Secretaria esclarece que, por causa do novo protocolo de vigilância estabelecido pelo Ministério da Saúde, que considera a microcefalia em bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica realizou uma revisão de todos os casos registrados no Relatório de Emergência em Saúde Pública de modo a verificar as notificações que se enquadravam na nova definição de caso.

Para fins de vigilância, os casos com nascimento até maio deste ano e que não se encontram dentro da definição citada foram excluídos. A data definida para exclusão leva em conta a época do início da circulação do vírus zika no Estado do Rio de Janeiro”, informou em nota a secretaria.

Desde 18 de novembro, quando se tornou obrigatório no Estado a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele (exantema), já foram notificados 974 casos de grávidas com exantema. Até o momento, 12 tiveram a confirmação de zika vírus, mas ainda não há confirmação se os fetos apresentam microcefalia. Importante ressaltar que o resultado positivo para zika vírus não configura a existência de microcefalia e que essas gestantes serão monitoradas até o final da gestação.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde acrescenta que, desde junho, quando tornou obrigatória a notificação de casos de síndromes neurológicas agudas com histórico de manchas vermelhas (exantema) no Estado, foram notificados 7 casos da Síndrome de Guillain-Barré no Rio de Janeiro, sendo que um deles possuía relato de exantema, três seguem em processo de investigação e 3 foram descartados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »