04/01/2016 às 10h20min - Atualizada em 04/01/2016 às 10h20min

Forte terremoto sacode a Índia e deixa mortos

Tremor atingiu magnitude 6,7, segundo o USGS. Abalo aconteceu perto da fronteira com Mianmar e Bangladesh.

G1
Pessoas em um edifício danificado em Imphal (Foto: Reuters)

Um forte terremoto de magnitude 6,7 abalou o nordeste da Índia, perto da fronteira com Mianmar eBangladesh, nesta segunda-feira (4), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Pelo menos nove pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas, segundo a agência Reuters.

Um porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, sigla em inglês), Anurag Gupta, disse que as seis mortes foram registradas em Imphal, enquanto pelo menos 43 pessoas feridas estavam tanto na capital regional como em seus arredores, como informou a France Presse.

Segundo o porta-voz da NDMA, algumas edificações foram danificadas, entre elas um prédio de seis andares, mas os danos pelo terremoto não foram de grande consideração.

O ministro do Interior da Índia, Rajnath Singh, relatou através do Twitter que conversou com os governantes das áreas atingidas pelo terremoto e confirmou o envio imediato de duas equipes de resgate da Força Nacional de Resposta de Desastres (NDRF, sigla em inglês) a Manipur.

O sismo foi registrado às 4h35 locais (21h05 de domingo, 3, em Brasília), 33 km oeste-noroeste da cidade de Imphal, capital de Manipur, detalhou o USGS.

O porta-voz do Ministério do Interior, Kuldeep Singh Dhatwalia, disse que Imphal tem 250 mil habitantes e que equipes de emergência já estão a caminho na região.

[Moradores se reúnem na entrada de hospital em Siliguri, nordeste do país (Foto: Diptendu Dutta / AFP Photo)] Moradores se reúnem na entrada de hospital em Siliguri, nordeste do país (Foto: Diptendu Dutta / AFP Photo)

Unidos ao restante do país por uma estreita faixa de terra, sete estados do nordeste da Índia estão situados em uma zona de frequente atividade sísmica.

Bangladesh

Em Bangladesh, o terremoto surpreendeu muitos cidadãos e pelo menos 40 pessoas deram entrada no Hospital Universitário de Daca, depois que ficaram feridas durante a saída desesperada de edifícios devido ao pânico.

"Duas pessoas foram internadas e as outras foram atendidas no momento", disse o diretor desse centro médico, Mizanur Rehman, que acrescentou que um jovem de 23 anos chegou morto ao hospital, depois que "aparentemente" sofreu uma parada cardíaca.

Vários veículos de imprensa locais dão conta de até outras duas mortes por situações similares em diferentes pontos do país, mas, no entanto, as autoridades bengalesas não ofereceram um balanço oficial do número de vítimas e dos danos materiais causados pelo terremoto.

"Não temos notícias de vítimas relacionadas com o sismo. Os mecanismos de prevenção estão em andamento", disse à Efe Mohammad Akhtar, um policial da província de Sylhet, a região de Bangladesh mais próxima do epicentro do terremoto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »