12/01/2016 às 11h46min - Atualizada em 12/01/2016 às 11h46min

Prefeitura conquista reforço no combate a dengue em Coxim

VIROU NOTÍCIAS MS / ASCOM-PMC
Fotos: Andressa Lopes

O prefeito Aluizio São José está na tarde de quinta-feira (07), em Campo Grande, onde participou juntamente com o governador Reinaldo Azambuja e o ministro da saúde Marcelo Castro do lançamento do Plano Nacional de Contingência ao Aedes Aegypti.

Como uma das principais ações para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e agora o vírus Zika.

Durante a solenidade o prefeito Aluizio São José assinou o termo de adesão da Prefeitura de Coxim ao Comitê Estadual de Combate a Dengue que tem a missão de reduzir a epidemia de dengue em 70% nos próximos três meses.

O objetivo será o de prestar auxílio nas ações de monitoramento da doença junto aos municípios sul-mato-grossenses. O grupo dará ênfase aos locais com focos ou propícios a formação de ambiente favorável à disseminação do Aedes Aegypti.

Aluízio São José e Rogério Souto

Aluízio São José e Rogério Souto

O governador Reinaldo Azambuja fez compromisso de aumentar a remuneração dos agentes de saúde, eles receberão R$ 172 a mais de incentivo para visitar todos os domicílios do Estado.

Além de reforçar o compromisso de abonar os agentes comunitários nos 79 municípios sul-mato-grossenses e agradecer ao empenho das equipes de saúde, o governador Reinaldo Azambuja destacou que, apesar do estrangulamento financeiro, o Estado e várias prefeituras aplicam montantes bem superiores aos 12% do orçamento previsto pela Constituição Federal na área da saúde.

O ministro da Saúde Marcelo Castro ratificou a ambiciosa meta de visitar todos os lares brasileiros até o final de janeiro. E, segundo o plano nacional, outras três visitas a todos os domicílios do País serão realizadas até o final do primeiro semestre. “Tivemos 30 anos de convivência com o Aedes aegypti. Contemporizamos com o mosquito e foi um erro fatal”, afirmou o ministro, citando as mais de 800 mortes registradas por dengue no País.

Castro fez referência à situação nova da microcefalia epidêmica com a transmissão pelo mosquito, destacando que essa incidência “não está escrita em nenhuma literatura médica do mundo”. E reforçou que a grande esperança está na vacina, embora a perspectiva dos cientistas seja de que a disponibilidade de imunização contra o mal da chikungunya e Zika deva demorar de quatro a cinco anos.

O ministro finalizou sua fala elogiando a condução das questões relacionadas à saúde em Mato Grosso do Sul e pediu aplausos para o que qualificou como “trabalho excepcional” do governo estadual, destacando que o Estado é exemplo na execução de contratos que preveem ações em sinergia entre as três esferas federativas.

De acordo com Aluizio a prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto com o reforço dos governos do Estado e Federal está na luta para eliminar o mosquito. “Contamos com a população para nos auxiliar neste combate”, enfatizou.

Também está presente o secretário municipal de saúde, Rogério Souto.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »