12/01/2016 às 12h23min - Atualizada em 12/01/2016 às 12h23min

Turquia: explosão deixa pelo menos dez mortos

Presidente confirmou que o ataque foi terrorista e causado por um homem-bomba; país está em estado de alerta máximo após o ocorrido

BAND
Várias ambulâncias e a polícia chegaram rapidamente ao local onde se deu a explosão / REUTERS/Osman Orsal

Pelo menos dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta terça-feira após uma explosão, na praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul, perto da Basílica Sainte-Sophie e da Mesquita Azul. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou, durante coletiva, que a explosão foi um ataque terrorista, causada por um homem-bomba, e todos os mortos eram turistas da Alemanha e Noruega. 

De acordo com Erdogan, o país está em estado de alerta máximo após o ataque. 

Uma testemunha ouvida pela emissora turca nacional disse que "parecia tratar-se de um atentado suicida, muito próximo do obelisco egípcio na Esplanada da Mesquita".

Várias ambulâncias e a polícia chegaram rapidamente ao local onde se deu a explosão, segundo imagens que os canais de televisão turcos estão transmitindo o fato. A área foi isolada pela polícia e o trânsito proibido nas ruas próximas como medida de precaução, segundo acrescentou a cadeia de televisão "CNN-Turquia".

Brasileira relata momentos após explosão

"Nós ouvimos a explosão quando tomávamos café da manhã no terraço do hotel". O relato é da brasileira Flávia Trevisan, ouvinte da BandNews FM, que está hospedada ao lado da praça em Istambul, onde as pessoas morreram. Ela também conversou com aBandNews TV:

Em entrevista à BandNews FM, o encarregado do Consulado Brasileiro na Turquia, José Wilson Moreira, disse que não há brasileiros entre as vítimas e que existe uma recomendação para que a comunidade evite certas regiões.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »