21/01/2016 às 18h56min - Atualizada em 21/01/2016 às 18h56min

Projeto do Sebrae, apresentado no Showtec 2016, quer incentivar a agricultura familiar

Da Redação/Assessoria Grupo Sato

Os visitantes do Showtec 2016, que encerra nesta sexta-feira (22), em Maracaju (MS), puderam conhecer de perto como funciona um projeto que pretende estimular a agricultura familiar no Estado. Trata-se do Projeto Produção Agroecológica integrada e Sustentável (Pais), do Sebrae/MS. Na feira, foi montada uma estrutura onde os técnicos demonstraram a produção que pode ser alternativa de diversificação na produção e fonte de renda para os produtores.

Segundo dados do Sebrae, cerca de 90% dos hortifrútis comercializados pela Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) vem de fora do Estado. O projeto pretende, diante dessa realidade, incentivar a agricultura familiar e preparar pequenos agricultores para a demanda que cresce ano após ano.

"Apresentamos ao produtor as novas tecnologias, com orientação de um técnico que esclareceu dúvidas e apresentou as novas possibilidades para a produção", disse a analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo projeto, Roberta Marca. Pelo projeto, as comunidades atendidas recebem orientações sobre a prática da agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.

O Showtec é considerado uma das principais feiras de difusão de tecnologias agropecuárias do País. Para 2016, o tema do evento foi “Tecnologia é o nosso negócio”. Os participantes puderam contar ainda com discussões sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária, além de palestras sobre: variedades de soja e milho, consórcio e cultivo de soja em plantio direto, conservação e manejo de solos.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

 

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »