30/01/2017 às 23h39min - Atualizada em 30/01/2017 às 23h39min

Pela primeira vez na história, acervo da Biblioteca Municipal de Alcinópolis está sendo higienizado

Assessoria PMA

Para aqueles que têm interesse em realizar pesquisas ou simplesmente apreciar uma boa literatura, a Biblioteca Pública de Alcinópolis, localizada no Centro da cidade, está de portas abertas para receber a população. E para que o acervo com mais de 10 mil livros seja preservado, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está realizando a higienização das publicações. 

Segundo o diretor da Biblioteca, Janio de Jesus Morais, o trabalho nunca havia sido feito desde a sua implantação, porém, a manutenção, conservação e higienização são fundamentais para que a biblioteca possa atender o público com qualidade. 

Além da limpeza, o trabalho consiste na eliminação de poeira, fungos e bactérias. Primeiro é retirada a poeira mais fina, aquela que fica entre as páginas dos livros. Este processo é feito por aspiração ou com um pincel. Depois, com álcool e acetona, são eliminados os agentes biológicos.  “O processo é lento e deve durar pelo menos seis meses”, explicou o diretor. 

O trabalho de higienização é apenas o começo das mudanças que deverão ser realizadas nos próximos meses. Algumas obras também serão restauradas, para que na sequencia seja realizada a catalogação do acervo e informatização da Biblioteca. 

A ideia é a de que a população frequente mais a Biblioteca Pública e conheça o valor histórico do acervo que é composto por livros do Paulo Coelho, literaturas infantis, livros técnicos e da área pedagógica e didática, entre outros.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »