09/02/2017 às 02h51min - Atualizada em 09/02/2017 às 02h51min

17º FORARTE - Fórum de Arte e Cultura de Coxim

A Academia de Letras do Brasil – Seccional de Coxim realizará o 17º FORARTE.

J.M.
Virou Notícia MS
Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a produção cultural no município, em todas as suas modalidades, a Academia de Letras do Brasil Seccional Coxim/MS realizará no dia 15 de março de 2017 o 17º FORARTE - Fórum de Arte e Cultura de Coxim.

Em parceria com os órgãos públicos, o Fórum, sempre foi uma iniciativa dos Produtores Culturais, teve sua primeira edição realizada no ano de 1997, está na sua 17º edição. O evento acontecerá a partir das 13h00, no Museu Parque Temático e Histórico do Pantanal, Avenida Márcio Lima Nantes, 120 – Bairro Santa Maria, no município de Coxim-MS.

O Fórum de Arte de Cultura de Coxim é realizado anualmente no município sempre no mês de março, num Tributo ao poeta Zacarias Mourão, símbolo da produção artística coxinense e autor da música Pé de Cedro, uma das suas mais famosas composições juntamente com o seu grande parceiro Goiá.

Junto ao Fórum sempre houve variadas atividades culturais de valorização da cultura regional regadas com muita música, poesia, entre outras modalidades artísticas.

Em 2016 as proposições do Fórum foram encaminhadas aos candidatos à Prefeitura Municipal de Coxim, solicitando apoio ao desenvolvimento da cultura local. Neste ano também haverá o encaminhamento de novas propostas aos órgãos competentes. O Fórum sempre fora a instância da eleição dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura.

Segundo o coordenador executivo do Fórum, Adelino Alexandre Lopes, presidente Interino da ALB-Coxim-MS, o 17º FORARTE, terá como dinâmica, a realização de uma roda de discussões, para que, nos mais variados grupos da representação cultural coxinense, sejam elencadas propostas na busca do fortalecimento, reconhecimento, valorização e manutenção das atividades artísticas e culturais do município, procurando, dessa forma, desenvolver novas ideias ou projetos valorizando e estimulando o pensamento criativo. “O que pretendemos é gerar ideias inovadoras para o seguimento da cultura em Coxim”, concluiu.

 

CONHEÇA AS DELIBERAÇÕES DO FÓRUM DE 2016

 

FORARTE – FÓRUM DE ARTE E CULTURA DE COXIM

DELIBERAÇÕES DO 16º FORARTE - 13 de março de 2016

 

Eixo I - MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

01 - Apoiar projetos de resgate das referências históricas e culturais de Coxim, identificando as manifestações culturais, patrimônio histórico (material e imaterial).

02 - Identificar, Proteger e resgatar a história do monumento histórico e cultural “Bica D’agua” Na Praça Zacarias Mourão.

03 - Construir um Roteiro dos marcos históricos, culturais e turísticos do município.

04 - Reconhecer, valorizar e difundir a Moagem Pantaneira como um meio original de expressão e manifestação cultural de Coxim e como autêntico Produto Turístico Cultural.

05 - Regulamentar a Lei Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Cultural – Material e Imaterial, adequando-a à Legislação, e ao Sistema, Estadual e Federal, de Políticas de Cultura.

06 - Regulamentar a Lei Municipal de criação do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural – Material e Imaterial, adequando-a à Legislação Estadual e Federal adequando-a à Legislação, e ao Sistema, Estadual e Federal, de Políticas de Cultura.

07 - Criação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural.

 

Eixo II - OS PRODUTORES E A PRODUÇÃO CULTURAL

01 - Formar uma comissão para discutir a apresentar propostas para integrar o Plano municipal de cultura.

02 - Formar uma comissão – visitar as escolas para divulgação dos projetos culturais, visando a conscientização ambiental.

03 - Apoiar projetos de resgate das referências históricas e culturais de Coxim, identificando as manifestações culturais local.

04 - Promover debates com os produtores culturais em vista da elaboração e construção de um Roteiro dos marcos históricos, culturais e turísticos do município.

05 - Reconhecer, valorizar e difundir a Moagem Pantaneira como um meio original de expressão e manifestação cultural de Coxim e como autêntico Produto Turístico Cultural.

06 - Apoiar a realização da 1ª  FLIC – Feira Literária de Coxim (Projeto da Casa Poema – “Campanha Ler é bacana”).

07 - Viabilizar, apoiar e realizar projetos de cultura na Zona Rural.

08 - Manter o Grupo “FORARTE” no whatsapp.

09 - Solicitar a retomada da realização dos Concursos:

a)Literário Otávio Gonçalves Gomes de Poesia, Contos, Crônicas e Reportagens; - sobretudo neste ano que comemora-se o centenário do seu nascimento

b) Concurso de Artes /visuais, Desenhos e Fotografia.

10 - Buscar parceria e mobilizar os produtores culturais para a realização sequencial dos  FORARTEs como instância de representação dos produtores e da produção cultural coxinense.

11 - Identificar produtores culturais, para integrarem o Conselho Municipal de Cultura, como representantes da sociedade civil.

12 - Buscar parceria, motivar a participação para a realização sequencial dos Tributos ao poeta Zacarias Mourão, como forma de preservação de sua memória cultural e histórica.

13 - Identificar produtores culturais, Técnicos, especialistas para integrarem o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural, como representantes da sociedade civil.

14 - Buscar a valorização das manifestações Culturais locais na realização de eventos festivos com apoio dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal.

 

Eixo III - POLÍTICA PÚBLICA DE AÇÃO CULTURAL

01 - Feira itinerante nas escolas com aquisição das gôndolas para exposição.

02 – a) Buscar parceria com a UEMS para fortalecimento do viveiro e minhocário municipal

coleta de sementes e produção de mudas do Pé de Cedro.

03 - Viabilização e implementação de exposição de arte e cultura nos espaços públicos.

04 - Digitalização do Acervo Documental (histórico /cultural /administrativos) documentos do arquivo  público municipal.

05 - Criação de uma Lei Municipal destinando no mínimo 1% da Receita líquida para a área da cultura.

06 - Apoiar projetos de resgate das referências históricas e culturais de Coxim, identificando as manifestações culturais local.

07 - Viabilizar, apoiar e realizar projetos de cultura na Zona Rural.

08 - Identificar, Proteger e resgatar a história do monumento histórico e cultural “Bica D’água” Na Praça Zacarias Mourão.

09 - Solicitar a retirada da placa de divulgação de obra municipal na Praça Silvio Ferreira, que está desfigurando a importância do monumento da Guerra do Paraguai e buscar a parceria do 47º BI para revitalização e manutenção do mesmo.

10 - Realizar, junto ao Cartório de Registro de Imóveis, o remembramento do terreno (da área da Praça Zacarias Mourão) que foi doada ao Estado de Mato Grosso do Sul.

11 - Utilizar o espaço onde hoje está a Prefeitura Municipal para acomodar a Secretaria Municipal de Educação.

12 - elaboração de um Roteiro dos marcos históricos, culturais e turísticos do município.

13 - Utilizar o espaço onde hoje está a Secretaria de Educação para Reabertura, Revitalização da Biblioteca Municipal Odilon Ferreira.

14 - Adequar o Espaço, Acervo e os equipamentos da Biblioteca Municipal, com capacitação profissional permanente dos servidores, para atender a realidade atual;

15 - No rateio dos recursos oriundos do ISS sobre o Pedágio da BR 163, destinar 10% (dez por cento) para a área da cultura.

16 - Regularizar e Viabilizar a junto a Associação de Moradores ocupação do imóvel no Jardim dos Estados, (Conservatório) cedendo  uma ala para acomodar o Conselho Municipal de Cultura e o outro salão para a área teatral. (ensaios e guarda de figurinos...).

17 - Reconhecer, valorizar e difundir a Moagem Pantaneira como um meio original de expressão e manifestação cultural de Coxim e como autêntico Produto Turístico Cultural

18 - Apoiar a realização da 1ª FLIC – Feira Literária de Coxim (Projeto da Casa Poema – “Campanha Ler é bacana”).

19 - Fazer constar no Plano Municipal de Cultura a realização sequencial dos FORARTEs, como instância de representação dos Produtores Culturais de Coxim.

20 - Fazer constar no Plano Municipal de Cultura a realização dos Tributos a Zacarias Mourão como forma de manter sempre viva a sua memória.

21 - Retomar a realização dos Concursos:

a) Literário Otávio Gonçalves Gomes de Poesia, Contos, Crônicas e Reportagens; - sobretudo neste ano que comemora-se o centenário do seu nascimento.

b) Concurso de Artes /visuais, Desenhos e Fotografia.

22 - Regulamentar a Lei Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Cultural – Material e Imaterial, adequando-a à Legislação, e ao Sistema, Estadual e Federal, de Políticas de Cultura

23 - Regulamentar a Lei Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Cultural – Material e Imaterial, adequando-a à Legislação, e ao Sistema, Estadual e Federal, de Políticas de Cultura.

24 - Lei Municipal Criação do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Cultural – Material e Imaterial.

25 - Criar mecanismos legais para a valorização das manifestações Culturais locais na realização dos eventos festivos com apoio dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »