16/02/2017 às 03h14min - Atualizada em 16/02/2017 às 03h14min

Academia de Letras se reúne para realizar Fórum de Cultura em Coxim

17º FORARTE acontecerá no dia 15 de março.

Virou Notícia MS
Foto: Adelino Alexandre Lopes

Aconteceu na sexta-feira (10), no Parque Temático do Pantanal a reunião que teve como pauta a realização do 17º FORARTE – Fórum de Arte e Cultura de Coxim que neste ano será realizado no dia 15 de março.

O Fórum foi realizado pela primeira vez nas dependências da Escola Estadual Silvio Ferreira, escola localizada bem em frente à Praça do Pé de Cedro. Foram dois dias de debates e muita arte e cultura. Na época um grupo de amantes da Cultura Regional liderado pelo Artista plástico e Historiador Henrique Spengler (In Memorian). O Fórum sempre foi a instância onde se escolheu o Conselho Municipal de Cultura.

Adelino Alexandre Lopes, coordenador do Fórum e Presidente interino da Academia de Letras do Brasil Seccional Coxim/MS esteve naquele primeiro encontro e lembra com emoção as atividades que já foram desenvolvidas através do referido Fórum, inclusive a própria implantação da academia de Letras já era um sonho na época.

A apenas um Mês do Fórum, a Academia de Letras do Brasil Seccional Coxim estará convidando todos os produtores culturais e artistas, bem como a comunidade em geral para trazer ideias inovadoras para a arte e a cultura coxinense.

A ideia é que haja uma maior integração dos fazedores de cultura para que outras boas iniciativas sejam realizadas no município.

Durante a reunião da ALB Coxim também entrou na pauta a adesão de mais dois membros para a Academia de Letras de Coxim, trata-se do Padre Waldemar Agostinho Barros autor de vários livros, entre eles “Rio Negro – História e Potencialidades”, que escolheu como seu patrono o Frei Cirino Primon e Neide Monteiro, artista plástica e poetisa coxinense que escolheu como patrono o escritor do livro “Reminiscências de Coxim”, Otair da Cruz Bandeira. Os membros serão empossados em abril em reunião solene.

Conheça alguns artistas da terra do pé-de-cedro:

Altair Ferreira, uma das maiores personalidades coxinense na área da Literatura Regional na época do primeiro Fórum era conhecido como um idealista da literatura, dedicado que é foi crescendo com seus projetos culturais e hoje é o idealizador e presidente da Casa da Poesia Pantaneira um grupo de artistas que vem desenvolvendo um excelente trabalho por amor a arte e a cultura.

Na pintura um novo artista vem se destacando, trata-se de Gildo Rodrigues, um apaixonado pelas artes plásticas que vem desenvolvendo desenhos realistas à base de lápis.

No artesanato destaca-se Lucinei Santos da Silva que vem trabalhando com a arte de desenvolver na argila bichos do pantanal, ele já teve projetos aprovados pelo Fundo de Investimento de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

José Branco Correia vem representando a Escultura em Coxim, com uma ideia inovadora desenvolveu em iniciativa pessoal um Parque Temático com estátuas gigantes e dessa forma imortalizou as maiores personalidades coxinenses, entre elas Zacarias Mourão, Padre Nunes e Domingos Gomes Biliago, fundador de Coxim.

Na música temos muitos representantes, artistas como o Kurikaka e Makako que chegaram a se apresentar no Festival América do Sul.  Temos também Adão Reis, Toninho Músico, Zé Aurélio, entre tantos outros.

Na dança há representantes consagrados também dentre eles o professor Marcelo Mariano, premiado tanto na modalidade da dança clássica e contemporânea, quanto no teatro. Por se encantar com Coxim e acreditar n município o moço chegou a investir e criar uma companhia de arte.

No cinema algumas produções foram desenvolvidas como documentários e curtas. Conhecido no meio está “Índia do Rio”, poema clássico, ganhador da 25ª Noite Nacional da Poesia e que virou roteiro do filme que tem como protagonista a artista teatral e poetisa Gleycielli Nonato.

Coxim há muito tempo vem se destacando como um celeiro de artistas. Aqui temos contadores de causos, berranteiros, guasqueiros (artesão do couro), entre outros fazedores de cultura e, é claro, não podemos esquecer da nossa gastronomia que vem sendo matéria nas mídias há muito tempo.

Por Josimar Miranda


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »