25/04/2017 às 03h12min - Atualizada em 25/04/2017 às 03h12min

Infração comum, a cada dia 44 são flagrados dirigindo sem CNH em MS

Jovem sem habilitação morreu após pegar moto do pai escondido na madrugada desta segunda-feira (24)

Luana Rodrigues
Campo Grande News
Condutores sendo fiscalizados durante blitz. (Foto: Gerson Walber/ Arquivo)

Com apenas 17 anos, Daniel Pontes Contenção, perdeu a vida em acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira (24). Estava conduzindo uma moto, mas não tinha CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Dados oficiais mostram que o adolescente não foi exceção ao a se arriscar pelas ruas sem a documentação correta. Por dia, em média 44 motoristas são flagrados dirigindo sem habilitação no Estado, colocando em perigo a própria vida e dos demais no trânsito.

O número é baseado em estatísticas do Detran (Departamento Nacional de Trânsito em Mato Grosso do Sul), que mostram autuações de 16.057 motoristas por dirigirem sem o documento, durante o ano passado, no Estado. A infração foi a mais cometida no trânsito no ano passado, é comum e causa acidentes.

Segundo o BPTran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar), pelo menos, 15% dos imprevistos de trânsito em Campo Grande, envolvem motoristas sem habilitação. O desrespeito a lei neste sentido também ocupa o topo da lista de registros do batalhão. Somente neste ano, os policiais militares autuaram mais de 1058 condutores por dirigirem sem permissão.

"É um comportamento que assusta, principalmente porque não faltam campanhas de conscientização”, considera o comandante do Batalhão, tenente-coronel, José Amorim Longatto.

Conforme o comandante, um fator que influencia na falta de documentação e é argumento dos motoristas, quando flagrados, é o custo da CNH. Atualmente, o valor médio para se tornar um condutor habilitado, na categoria AB, é de R$ 920 a R$ 1800 no Estado.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »