21/05/2017 às 11h54min - Atualizada em 21/05/2017 às 11h54min

RAUL SEIXAS 28 ANOS DEPOIS

De onde vem tanto fascínio?

Redação
Foto: Ilustração

 

Raul Santos Seixas foi um ícone da cultura nacional brasileira, que amou e viveu a sua moda, imortalizou-se como o Maluco beleza e nos deixou o legado para uma Sociedade Alternativa. Morto em 1989, vítima de uma pancreatite aguda.  Vinte e oito anos depois de sua morte suas composições continuam atuais e cada vez mais viva, povoando o imaginário do público brasileiro e aumentando a legião de fãs pelos quatro cantos do mundo.

Sua imagem, ao lado da do argentino Che Guevara, é uma das mais difundidas na internet e as pesquisas envolvendo o nome Raul ultrapassa os 450.00 cliques por dias. Mas de onde vem este fascínio pelas composições e pelo jeito irreverente de ser deste genial artista brasileiro? Talvez seja pelo fato de ter sido uma das maiores personificações da palavra LIBERDADE, e de ter cantado com sabedoria as aspirações e angústias do ser humano.

Morto prematuramente há quase 30 anos, Raul Seixas é um mito que permanece vivo e que a cada dia conquista novos fãs. É um ícone do rock brasileiro, que sucessivas gerações cultuam de forma espontânea, sem nenhuma estratégia de marketing neste sentido, como é comum nas últimas décadas com diversos ídolos do cenário pop mundial.

“Eu não tenho medo de morrer. Tenho medo de que me esqueçam”, disse Raul em uma das inúmeras fitas que deixou em seu famoso baú. Como acontece com muitos artistas, Raul Seixas tinha medo de ser esquecido e preocupado com a posteridade cultivava o curioso hábito de se autoentrevistar, gravando essas entrevistas em fitas de rolo ou cassete.

Raul Seixas foi uma pessoa muito à frente de seu tempo e isso assegura a atualidade de seus escritos, de suas ideias – como a da Sociedade Alternativa – e de suas músicas. “É uma obra atemporal, que fala do universo, do mundo, de uma forma muito ampla, abrangente, metafórica e isso acaba não envelhecendo.

Em tempos de músicas “descartáveis” e de artistas fabricados em estúdios de gravação, mais do que nunca faz muito falta uma figura deste naipe, para mostrar que em cada um de nós há um universo e que para ter sucesso na vida é preciso ter fé em Deus, ter fé na vida e tentar mais uma vez...


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »