12/06/2017 às 17h04min - Atualizada em 12/06/2017 às 17h04min

Operação do Gaeco apreende celulares e R$ 7,9 mil em celas do Instituto Penal

Um agente penitenciário foi preso

Thatiana Melo e Arlindo Florentino
Midiamax
Midiamax

Durante a Operação Chip deflagrada nesta segunda-feira (12), pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) foram apreendidos celulares e dinheiro no Instituto Penal de Campo Grande. Foram cumpridos 8 mandados na Capital.

A operação apreendeu celulares, carregadores, drogas em celas do instituto e R$ 7.900 durante o cumprimento de mandados no setor administrativo, cantinas, no setor de trabalho dos presos e celas. Foram 5 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão temporária.

Um agente penitenciário identificado como, Cleiton paulino de Souza, foi preso em sua residência durante a operação. 30 policiais do Batalhão de Choque participaram da operação, que apura crimes de corrupção, peculato, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Jornal Midiamax tentou entrar em contato com a assessoria de comuniacação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), mas não conseguimos contato, já que o telefone estava desligado.

O nome da operação é em referência a um dos alvos, o agente penitenciário,suspeito de levar chips e celulares para dentro do Instituto Penal da Capital.

Operação Xadrez

Em janeiro, o Gaeco deflagrou a Operação Xadrez cumprindo mandados na Capital e outros dois municípios do Estado, Dourados e Aquidauana. Na operação um cofre na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) teria sido aberto.

A operação investigava a ‘facilitação da vida’ de presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) permitindo a entrada de drogas nas unidades. Em troca recebiam dinheiro da facção.

O Estabelecimento penal de Corumbá também foi alvo da operação, onde foram cumpridos mandados dentro e fora do presídio de Corumbá. Ao todo foram 12 buscas e apreensões, nove mandados de prisão e uma condução coercitiva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »