03/07/2017 às 11h31min - Atualizada em 03/07/2017 às 11h31min

Fórum dos Servidores tem reunião definitiva sobre reajuste salarial com governador nesta segunda-feira

ASCOM - SINDIJUS-MS
Foto: Divulgação.

Nesta segunda-feira, dia 3 de julho, às 13h, haverá grande concentração de servidores públicos, organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, em frente à Governadoria durante ato de apoio à reunião definitiva dos representantes sindicais com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobre o reajuste salarial 2017, previsto em 3,59% — de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA-A) do período de 12 meses da data-base, maio de 2016 a maio deste ano.

A Comissão Mista que ficou de se reunir com o governador conforme última reunião com o governo é composta pelos coordenadores do Fórum Thiago Mônaco (ABSSMS), Giancarlo Miranda (Sinpol), Ricardo Bueno (Sintss), Octacílio Sakai (Sindetran) e Jaime Teixeira (Fetems), além dos deputados estaduais Cabo Almi (PT), Coronel Davi (PSC), Mara Caseiro (PSDB), Paulo Siufi (PMDB) e Renato Câmara (PMDB).

Após o Senado Federal aprovar, no dia 20 de junho, o projeto sobre a renegociação de dívidas dos Estados com bancos, entre eles o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sendo essa uma das condições do Governo do Estado para disponibilizar reposição inflacionária aos servidores, os dirigentes sindicais articularam a antecipação da reunião com Azambuja. No entanto, a articulação não avançou, mantendo-se o dia 3 de julho para a resposta do governador.

Caso o ato constitucional de reposição inflacionária não seja cumprido, os servidores alertam a possibilidade de Greve Geral Unificada em defesa de seus direitos trabalhistas. “O governador não concede reajuste a mais de dois anos, por isso não descartamos a greve geral do servidor público caso o governo não conceda nenhum reajuste”, afirmou o coordenador-geral do Fórum, Fabiano Reis.

Os coordenadores do Fórum dos Servidores Públicos solicitam também o apoio da população, uma vez que os servidores representam uma parcela significativa da economia regional.

Sem diálogo – Até então, o governador Azambuja tinha anunciado pela imprensa o reajuste zero novamente aos servidores públicos do Estado e somente após atuação dos coordenadores do Fórum dos Servidores Públicos e apoio dos deputados estaduais que se abriu o diálogo com o governo do Estado.

No início do mês de junho, no dia 9, foi a primeira vez que Azambuja recebeu os representantes sindicais das categorias, iniciando a negociação coletiva dos servidores públicos.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »