16/07/2015 às 16h15min - Atualizada em 16/07/2015 às 16h15min

Papa pede perdão aos povos indígenas da América Latina

O pedido se refere à omissão da Igreja Católica durante a colonização dos países

GOSPEL PRIME
Foto: Divulgação.

Representantes da Igreja Católica participaram ativamente da colonização da América Latina, um passado do qual o papa Francisco lamenta e pede desculpas.

“Peço humildemente perdão, não apenas pelas ofensas da Igreja mas também pelos crimes cometidos contra os povos nativos durante a chamada conquista da América”, disse o líder católico.

Francisco fez essa declaração diante de ativistas, agricultores, trabalhadores e de representantes da comunidade nativa em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Ele falava contra o novo colonialismo e fez questão de dizer que não se esquecia “dos muitos pecados cometidos contra os povos latinos em nome de Deus”.

A Bolívia é um dos países que mais sofreram com a exploração colonial, a Espanha usou as riquezas naturais do país, rico em prata, para enriquecer e financiar a expansão do seu império. O dinheiro também serviu para encher os cofres do Vaticano, como anota o site português Público.

O Papa passou pelo Equador, pela Bolívia e pelo Paraguai, regressando à Itália no domingo (12) visitando países pobres e defendendo os que mais sofrem com a desigualdade social.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »