06/10/2017 às 09h07min - Atualizada em 06/10/2017 às 09h07min

Agência de armas químicas comprovou uso de sarin em ataque na Síria

O ataque aéreo de 30 de março em Latamneh, no norte sírio, feriu cerca de 70 pessoas que tiveram sintomas como náusea, espuma na boca e espasmos musculares

CORREIO DO BRASIL
Homem respira com o auxílio de máscara de oxigênio, após suposto ataque de gás químico na província de Idlib, na Síria

Um inquérito realizado pela agência reguladora global de armas químicas comprovou o uso de sarin em um ataque lançado em março contra uma cidade da Síria dominada pela oposição poucos dias antes de o agente nervoso matar dezenas de pessoas em um ataque separado nas proximidades, disseram fontes à Reuters nesta quarta-feira.

O ataque aéreo de 30 de março em Latamneh, no norte sírio; feriu cerca de 70 pessoas que tiveram sintomas como náusea, espuma na boca e espasmos musculares.

– Os resultados das análises de amostras mostram a presença clara de sarin – disse uma fonte à agência inglesa de notícias Reuters a respeito das descobertas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq). O relatório da Missão de Levantamento de Dados da Opaq para a Síria deve ser finalizado dentro de semanas.

Ataque

Em junho a missão relatou que o sarin foi usado em um ataque de 4 de abril; que matou dezenas de pessoas e levou os Estados Unidos a dispararem mísseis contra uma base aérea síria.

A Síria concordou em destruir suas armas químicas em 2013; conforme um acordo mediado pela Rússia e pelos EUA. Damasco vem negando continuamente o uso de armas químicas durante a guerra civil de mais de seis anos no país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »