11/10/2017 às 10h51min - Atualizada em 11/10/2017 às 10h51min

MPE-MS arquiva inquérito contra Bernal que investigou 'má gestão'

Investigação incluía ex-secretário de Educação

midiamax
foto divulgação

O Conselho Superior do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) deliberou pela homologação do arquivamento de um inquérito civil que investigava o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) e o ex-secretário Municipal de Educação, José Chadid, por suposta má gestão.

A investigação corria desde 2014, e apurava suposta não assinatura de contratos pela gestão do ex-prefeito, atraso na entrega de materiais escolares, no pagamento de fornecedores de merenda escolar e na assinatura de convênios do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Durante o procedimento investigativo, foram pedidos esclarescimentos à Procuradoria-Geral do Município, que teria comprovado a entrega de materiais e assinatura dos contratos, e a diretoras de Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

A diretora do Ceinf Zacarias Vieira de Andrade, Giovana Barreto Nogueira Scavassa, prestou depoimento ao MPE-MS que relatou que os alimentos da merenda escolar eram entregues de maneira regular à unidade, tendo ocorrido apenas um atraso em setembro daquele ano.

O ex-secretário de Educação, José Chadid, também prestou esclarescimentos ao parquet e alegou serem infundadas as denúncias contra a gestão do ex-prefeito Bernal, sendo motivadas, segundo ele, por "rivalidade política".

No curso da investigação, quem deixou de se manifestar foi o ex-prefeito Alcides Bernal. Apesar da falta de depoimentos, o relator do pedido de arquivamento do inquérito, Conselheiro Belmires Soles Ribeiro, votou pela arquivação do procedimento. A decisão foi seguida pela maioria do colegiado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »