Faleceu às 0h28 desta quarta-feira, (1) Ruiter Cunha de Oliveira (PSDB), prefeito de Corumbá. Aos 53 anos, ele morreu seis horas após cirurgia cardíaca de emergência que realizou em Campo Grande na tarde de terça-feira.
Ruiter foi operado após ser encaminhado emergencialmente para Capital por causa de uma dissecção aguda da aorta. Segundo informações de assessores que acompanharam o prefeito, no pós-operatório ele sofreu paradas cardíacas e a pressão arterial não se estabilizou.
O prefeito estava no primeiro ano de sua terceira gestão como prefeito do município de Corumbá, a 533 quilômetros de Campo Grande. Casado com Beatriz Cavassa, deixa dois filhos.
A Prefeitura divulgou nota oficial e informou que mais informações médicas e da equipe de governo serão repassadas ao longo do dia. O vice-prefeito eleito com Ruiter, Marcelo Iunes (PTB), ainda não se manifestou oficialmente.
Corumbaense de nascimento, Ruiter Cunha começou na vida pública como servidor público do fisco estadual. Petista, ele se tornou Superintendente de Administração Tributária durante o período em que Zeca do PT foi governador de Mato Grosso do Sul.
Foi eleito prefeito de Corumbá pela primeira vez em 2004, e reeleito em 2008. Deixou o cargo elegendo o sucessor, Paulo Duarte, também pelo PT, em 2012.
Em 2014, foi candidato a deputado federal e ficou na primeira suplência da coligação. No ano seguinte, se desentendeu com a cúpula petista de MS e trocou o Partido dos Trabalhadores pelo PSDB.
Já tucano, derrotou Paulo Duarte, que tentava a reeleição, e voltou para a Prefeitura de Corumbá em 2016 prefeito de Corumbá pela terceira vez no mandato que concluiria em 2020.