17/11/2017 às 23h30min - Atualizada em 17/11/2017 às 23h30min

Figueirão chora a perda de um pequeno grande homem

Pneu estava com 66 anos e travava uma luta contra o câncer

Aldo de Oliveira e Josimar Miranda
virou noticia ms

A data deste dia 17 de novembro de 2017 ficará marcada para Figueirão como um dos dias mais tristes de sua história, pois faleceu hoje, na capital do Estado, uma das pessoas mais conhecidas na cidade.  Trata-se de Irineu Gonçalves Medeiros, mas poucos o chamavam pelo seu nome de batismo, ele era conhecido mesmo pelo apelido de “Pneu”.

 

Com o seu jeito e sua personalidade única, o homem que media aproximadamente 1,50 cm de altura se tornou uma das pessoas mais importantes na história do esporte de Figueirão.

 

Nas décadas de 80 e 90, com sua raça e habilidade Pneu comandava o meio campo do time do distrito em jogos nas cidades vizinhas de Alcinópolis, Costa Rica e Camapuã, contagiando a todos com a grandeza do seu futebol operário e de resultados.

 

Como incentivador do esporte, o motorista de caminhão levou a equipe do pequeno patrimônio a lugares que, para muitos, seriam inimagináveis, podendo ser citado o amistoso que foi disputado na cidade de Pereira Barreto, quando a garotada, amontoada na carroceria, teve a primeira oportunidade de conhecer o estado de São Paulo.

 

Pneu era da cidade de Camapuã e ainda jovem se mudou para o Figueirão onde logo foi trabalhar com o seu João Baird (João Russo). Formou família casando-se com Delfina Furtado, irmã do ex-prefeito Ildo Furtado.

 

Além do futebol, sempre esteve engajado nos movimentos políticos e sociais para tornar o lugar (que ele escolheu para viver) um local próspero e promissor.    

 

Pneu há algum tempo vinha travando uma luta contra um câncer no intestino e, mesmo nos momentos mais delicados, fez questão de mostrar a sua força e fé como constatamos através dos depoimentos de sua esposa e de seus filhos e também nas manifestações de carinho e pesar que tomaram conta das redes sociais.

 

Dentre as inúmeras mensagens destacamos o texto do professor, historiador e memorialista, Admar Araujo, amigo de juventude de Irineu: Conheci  o Irineu (Pneu) no início dos anos 60, quando passou em Figueirão uma temporada com sua irmã, recém-casada com um sapateiro. Éramos guris, jogávamos bola no campinho da igreja, ele parecia um pneuzinho correndo atrás da pelota, ninguém lhe alcançava”.

 

Destacamos ainda a nota oficial da Prefeitura de Figueirão. Nela, o executivo municipal reconhece publicamente a importância deste ilustre cidadão para o esporte do município.

 

Nossa equipe foi informada que a bandeira do município nos órgãos públicos estão hasteadas  a meio mastro.

 

Conforme informações colhidas com familiares, o velório está acontecendo na veladoria municipal e o sepultamento acontecerá amanhã (sábado) a partir das 10 horas da manhã.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »