20/11/2017 às 18h29min - Atualizada em 20/11/2017 às 18h29min

Fundação Estadual de Cultura realiza reunião com artesãos de Figueirão

Reunião foi uma iniciativa do vereador Tiago Pernambuco

Assecom/Prefeitura de Figueirão
Hilton Bulhões

A Prefeitura Municipal de Figueirão, através do Departamento de Cultura e Turismo, fez uma reunião com alguns artesãos locais na Câmara Municipal, dia 20 de novembro às 13 hs, com a equipe da Fundação Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, a fim de tratar de interesses da categoria.

Na reunião, a Gestora de Atividades Culturais da Fundação de Cultura, Josiane Fátima Gaboardi, depois de examinar algumas peças expostas no Plenário da Câmara Municipal, procedeu ao cadastramento dos artesãos, para a emissão da Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual.

A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil e é emitida pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de impostos em feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos com o documento em dia e ainda a possibilidade de tirar Nota Fiscal na Agência Fazendária.

A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Diretora de Cultura e Turismo do Município, Marinalva Paniago, também presente à reunião, o documento é emitido para os artistas que criam peças que retratam a nossa cultura e identidade por meio das mais diversas técnicas de artes manuais.

O prefeito Rogério e o vice-Prefeito Fernando estiveram presentes na reunião, acompanhados de alguns secretários municipais e vereadores, onde foram prestigiar os artistas e explanaram sobre a valorização da cultura artesanal local.

O evento aconteceu por iniciativa do vereador Tiago Pernambuco, que buscou junto a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul esse serviço, visando beneficiar os artesões locais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »