20/02/2018 às 09h09min - Atualizada em 20/02/2018 às 09h09min

TRE-MS terá atenção redobrada com "fake news" na campanha

Justiça eleitoral vai ficar em alerta para coibir as notícias falsas nas redes sociais

Leonardo Rocha
campograndenews

A justiça eleitoral de Mato Grosso do Sul terá como principal desafio nesta campanha, coibir os caos de "fake news", quando as redes sociais são usadas para disseminar "notícias falsas" e eventuais "calúnias" contra os candidatos. Foi o que informou o secretário Judiciário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), Hardy Waldschmidt.

"Com a diminuição no tempo de televisão e rádio, além da redução do período de campanha, as redes sociais e internet será uma ferramenta muito explorada pelos candidatos, por esta razão fica o alerta sobre as notícias falsas", disse o secretário, que participou hoje (19), durante a manhã, de evento na Assembleia Legislativa.

Hardy garantiu que a justiça eleitoral vai se "debruçar" com mais atenção sobre estes casos, que já tiveram inúmeras ocorrências nas eleições passadas, mas segundo o secretário, podem aumentar com o fortalecimento das redes sociais. "A internet se tornou um lugar mais barato para divulgar a campanha, mas também para públicas notícias falsas".

Nas últimas eleições em Mato Grosso do Sul, os juízes eleitorais proferiram várias decisões para retirada de páginas da internet, que apresentavam "calúnias" sobre este ou aquele candidato. A Polícia Federal também trabalhou para descobrir quem eram os responsáveis por estas publicações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »