06/04/2018 às 13h18min - Atualizada em 06/04/2018 às 13h18min

Secretaria de Saúde realiza Hiperdia em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física

RubemVasconcellos
Assecom/PMF

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde realizou nesta sexta-feira (06) o Programa Hiperdia do mês de Abril, que visa acompanhar os hipertensos e diabéticos do município.

Em comemoração ao Dia Mundial de Atividade Física a Unidade Básica de Saúde convidou o Acadêmico de Educação Física Eder Fernandes Nery para realizar uma palestra sobre a importância da pratica de atividades físicas e logo após foi realizado um alongamento para os 80 pacientes participantes do Hiperdia. Após a ação foi servida uma deliciosa mesa de frutas.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes do município é realizada toda terça e quinta-feira às 5 horas da manhã a caminhada com os hipertensos, diabéticos e demais idosos.

As pessoas interessadas em participar da caminhada devem procurar a UBS para se inscrever no programa, ou ligar para o telefone da UBS: 3286-1128.

Saiba mais sobre á pratica de atividade física.

Atividade Física – A atividade física regular tem a capacidade de reduzir o risco de várias doenças crônicas, bem como promover a qualidade de vida e uma sensação de bem-estar. Leva apenas 30 minutos por dia para desfrutar desses benefícios.

Grande parte dos médicos recomendam 30 minutos de atividade moderada, mas saiba que três períodos de atividade de 10 minutos são tão benéficos para a sua saúde em geral, como uma sessão de 30 minutos.

Atividade física melhora a qualidade de vida? A atividade física além de ajudar a te tornar saudável, pode ajudar você há passar algum tempo ao ar livre. Aliás, luz solar em sua pele ajuda o corpo a produzir vitamina D, o que traz muitos benefícios adicionais para a saúde.

Aqui estão algumas razões por que a atividade física é comprovada para melhorar a saúde mental e física, ajudando na qualidade de vida.

Atividade física aumenta o bem-estar mental! A atividade física regular pode aliviar a tensão, ansiedade, depressão e raiva. Você pode até não notar uma “boa sensação” imediatamente após sua atividade física, mas a maioria das pessoas também nota uma melhora no bem-estar geral ao longo do tempo, durante as próximas semanas e meses, quanto à atividade física torna-se uma parte de sua rotina.

O exercício aumenta o fluxo de oxigênio que afeta diretamente o cérebro, assim sua idade mental e a memória pode ser melhorada com a atividade física.

Atividade física melhora o bem-estar físico!

Imunidade – Ele melhora o sistema imunológico e diminui o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer e doenças cardíacas.

Fatores de risco reduzido – Se tornando mais ativo, pode-se baixar a pressão arterial em até 4 a 9 mmHg. Essa é a mesma redução na pressão arterial entregue por alguns medicamentos anti-hipertensivos. Além do mais, a atividade física também pode aumentar os seus níveis de colesterol bom.

Atividade física prolonga a sua saúde!

Sem atividade física regular, o corpo perde lentamente a sua força, resistência e capacidade de funcionar bem. E para cada hora de exercício físico regular que você começa você vai ganhar cerca de duas horas de expectativa de vida adicional, mesmo se você não começar até a meia-idade.

O exercício moderado, como caminhada rápida, por menos de 30 minutos por dia tem os benefícios comprovados de saúde listados acima, bem como:

  • Melhora a circulação do sangue, o que reduz o risco de doença cardíaca.
  • Mantém o peso sob controle
  • Ajuda na batalha para parar de fumar
  • Melhora os níveis de colesterol no sangue
  • Previne e controla a pressão arterial elevada
  • Previne a perda óssea
  • Aumenta o nível de energia
  • Ajuda a controlar o estresse
  • Reduz doenças coronárias em mulheres de 30-40 por cento
  • Reduz o risco de acidente vascular cerebral em 20 por cento em pessoas moderadamente ativos e 27 por cento em uns altamente ativos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »