26/04/2018 às 08h30min - Atualizada em 26/04/2018 às 08h30min

Azambuja lança em escola de Campo Grande projeto que produz 'energia limpa'

Dispositivo converte a luz do sol em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico

Celso Bejarano e Airton Raes
topmidianews
Airton Raes

O governo de Mato Grosso Sul anunciou nesta quarta-feira (25) o lançamento de um projeto cuja intenção é zerar o impacto ambiental por meio da geração de energia. 

Trata-se da instalação de células solares ou células fotovoltaicas, dispositivos elétricos de estado sólido qualificadas para converter luz vinda do sol, a chamada luz solar diretamente em energia elétrica. Essa conversão por intermédio do conhecido efeito fotovoltaico.

A novidade foi anunciada na escola estadual  Brasilina Ferraz Mantero, no Jardim Leblon, em Campo Grande, onde foi posto em prática, nesta manhã, as células fotovoltaicas.

"Mato Grosso do Sul é o primeiro estado carbono neutro do país. Esse projeto [fotovoltaico] é uma parceiro do governo com a Embrapa e vai viabilizar formas de neutralizar a emissão de gás carbônico na atmosfera", disse o governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, que não mencionou o valor aplicado no projeto.

"Não somente vamos economizar com a energia elétrica. Além de gerar energia para a escola [Brasilina] vamos distribuir energia para outras escolas", afirmou Azambuja.

O governador disse ainda que o modelo de gerar energia em questão deve ser instalados em diversas escolas estaduais. "Nosso governo tem pensado muito na sustentabilidade. O que fazemos aqui em Mato Grosso do Sul reflete não só no Brasil, mas em outros continentes", completou o governador.

Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula fotovoltaica solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa ao redor do mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »