11/09/2014 às 23h00min - Atualizada em 11/09/2014 às 23h00min

Cinco maneiras de combater o frizz do seu cabelo de uma vez por todas

Aqueles fios arrepiados a incomodam? Fazer hidratações semanais nas madeixas e incluir alimentos com ômega 3 na dieta são ações que irão ajudá-la a se livrar deste problema. Veja outras!

http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/09/cinco-maneiras-de-combater-o-frizz-do-seu

Se você quer ter um cabelo macio e brilhante, o frizz pode ser uma barreira para alcançar o seu desejo. Este é inclusive um problema comum entre as mulheres e pode aparecer quando o cabelo está fraco, seco, quebrado, com pontas duplas e até mesmo devido à má alimentação. As madeixas são compostas por três camadas, sendo a cutícula a que fica exposta. A função dela é proteger o córtex, parte interna do fio, mas quando o cabelo sofre algum dano, a cutícula é "irritada" e, por isso, surge o frizz. A versão inglesa da Marie Claire listou seis ações que irão ajudá-la a combater esse mal.

1. Comece pela alimentação
Se você não come alimentos que contêm ômega 3, como salmão, atum e semente de linhaça, insira-os já na sua rotina alimentar. O ômega 3 fortalece cabelos quebradiços e traz umidade para o fio, diminuindo o frizz. Além disso, ele serve como um remédio para o couro cabeludo descamado e pesquisas afirmam que ele pode até mesmo evitar a queda das madeixas.

2. Faça hidratação regularmente
Cabelo bonito e sem frizz é aquele que está hidratado. O ideal é você usar uma máscara para fortalecimento dos fios semanalmente. Escolha um dia da semana para fazer a hidratação e torne isso uma rotina. Depois de passar o shampoo, aplique a máscara e deixe-a agir de cinco a dez minutos, e finalize com o condicionador. Isso ajudará a manter suas cutículas no lugar.

3. Potencialize o efeito do secador
Um drama é muito comum entre as mulheres: você lava o cabelo, seca e quando sai na rua basta um pouco de vento e uma garoa para os fios arrepiarem. A única forma de acabar com este problema é usar os produtos certos. Com o cabelo úmido, aplique um leave-in ou um spray estilizador que contenha queratina (proteína principal dos fios), depois seque o cabelo e finalize com um reparador de pontas. O ideal é nunca secar o cabelo sem passar um produto que irá protegê-lo, pois o secador ajuda a reduzir o frizz, mas também danifica as madeixas.

4. Invista na chapinha correta
Não há dúvidas de que a prancha ajuda a eliminar os fios arrepiados. Mas, ela também contribui para um fio mais fraco, seco e quebrado. Você não precisa deixar de usá-la, mas opte pelas opções no mercado que danificam bem menos o cabelo, como as pranchas de cerâmica e com íons, que neutralizam a eletricidade estática e ajudam a selar os fios. E lembre-se: não use a chapinha todos os dias. Dê um tempo para o seu cabelo.

5. Experimente um tratamento que irá durar por meses
Se você quer se ver livre do frizz por um bom tempo e de forma mais prática, existem soluções no salão de beleza para isso. A escova progressiva, por exemplo, é uma espécie de alisamento permanente que elimina os fios arrepiados e dura cerca de três meses. Além deste tratamento, existem vários outros que ajudam a manter os fios no lugar. Converse com o seu cabeleireiro para ele avliar a necessidade do seu cabelo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »