19/09/2018 às 13h46min - Atualizada em 19/09/2018 às 13h46min

Sindicato dos Atletas repudia possibilidade de STJD julgar Felipe Melo

Correio do Estado

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo já discute como atuar caso o volante Felipe Melo, do Palmeiras, tenha de enfrentar julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela manifestação de apoio a Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL.
A entidade vê a possível ida do palmeirense ao tribunal como um ato de cerceamento da liberdade de expressão do atleta.
"A gente repudia esse tipo de arbitrariedade", diz à reportagem o presidente do Sindicato dos Atletas, Rinaldo Martorelli.
"[O Felipe Melo] Não exaltou nenhum crime, não apoiou nenhum crime, é uma manifestação legítima. Se a gente começar a pensar no cerceamento do atleta de suas questões pessoais, não vai sobrar mais nada.

Todo o sistema se volta contra o atleta, trabalha para que o atleta tenha cada vez menos liberdade. Vai no sentido contrário do conceito da constituição", continua Martorelli.
Caso ocorra a denúncia, o Sindicato pensa em algumas formas de dar suporte ao jogador.
O que podemos fazer é chamar a atenção do Ministério Publico pelo descumprimento de preceitos constitucionais. Aí entra uma questão de ideologia política. Quem está a favor [do Bolsonaro] adorou, os que são contra odiaram", completa o presidente da entidade.
O preceito da liberdade de expressão é justamente o aspecto que pode impedir Felipe Melo de ir ao tribunal do STJD.
A Procuradoria do órgão vem discutindo o caso e entende que pedir sua punição seria, de fato, uma ameaça ao direito de livre manifestação do volante. Há dentro da Procuradoria, porém, quem veja o ato como uma conduta profissional inadequada da parte do atleta, ou seja, passível de ser levada ao tribunal.
 CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) não possui nenhum artigo específico que prevê punição a manifestações políticas como a de Felipe Melo.
Na possibilidade de avanço do caso, o palmeirense poderia ser enquadrado no artigo 258. Amplo, ele determina penalidade a condutas disciplinares ou antiéticas não esclarecidas no código.
O volante Felipe Melo, do Palmeiras, apoiou em entrevista à Rede Globo na saída de campo, após o jogo entre Bahia e Palmeiras, no domingo (16), o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).
Esse gol vai para o nosso futuro presidente, o [Jair] Bolsonaro. É muito importante seguir nessa sequência de não perder", disse o jogador depois da partida em Salvador, na qual marcou o gol palmeirense no empate por 1 a 1.

Outros esportistas que apoiaram candidatos

Bernardinho: Em 2014, o então treinador da seleção brasileira masculina de vôlei declarou apoio ao candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves.
Neymar: Outro que apoiou a candidatura de Aécio em 2014 foi Neymar, na época jogando pelo Barcelona (ESP). Ele chegou a gravar um vídeo em apoio ao tucano.
Jadson: Assim como Felipe Melo, o corintiano é um apoiador de Jair Bolsonaro. Jadson revelou sua preferência pelo candidato do PSL em entrevista ao UOL, em 2017.
Roger: Também no ano passado, o atacante corintiano (então jogador do Botafogo) declarou apoio a Bolsonaro no Instagram. O atleta postou foto ao lado de deputado federal e declarou: "Foi muito bom passar algumas horas com você, meu futuro presidente".
Lucas: Mais recentemente, o meia Lucas, do Tottenham (ING), tornou público por meio do Twitter o seu voto em Bolsonaro nas próximas eleições. O anúncio gerou discussão com seguidores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »