28/09/2018 às 10h18min - Atualizada em 28/09/2018 às 10h18min

Pesquisadores iniciam segunda campanha de escavação em sítio arqueológico de Alcinópolis

Nathália Barbosa
Assecom/Prefeitura de Alcinópolis

Na tarde desta quinta-feira (27), o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva e a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, receberam Professores e acadêmicos do laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que estão em Alcinópolis novamente para realizar a segunda campanha de escavação no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares. Desta vez, a equipe coordenada pelo professor PhD, Rodrigo Simas, irá escavar uma área maior, na esperança de descobrir ainda mais sobre a antiguidade do Sítio, haja vista suas características e proximidade com Santa Elina, segundo sítio arqueológico mais antigo em vestígios de humanos localizado em Mato Grosso.

 

Nesta segunda etapa, o grupo composto por 14 pessoas, contará com a participação da professora Inga Merkyte, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, especialista em técnicas de escavação. A previsão é que as atividades de campo durem de 10 a 14 dias, pois pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, os pesquisadores utilizarão um scanner 3D para escanear todo o abrigo em seus mínimos detalhes.

 

Na oportunidade, a equipe receberá os participantes do 1º Seminário e Encontro Cultural de Alcinópolis: Rota dos Sítios Arqueológicos, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de outubro, que poderão conhecer o trabalho de escavação.  Haverá ainda palestra com o professor Rodrigo Simas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »