15/10/2018 às 09h17min - Atualizada em 15/10/2018 às 09h17min

Apoiado por Reinaldo e Odilon, Bolsonaro decide ficar neutro no 2º turno em MS

EDIVALDO BITENCOURT
ojacaré
Cortejado pelos candidatos a governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e juiz Odilon de Oliveira, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) decidiu ficar neutro no segundo turno em Mato Grosso do Sul. No primeiro turno, o ex-capitão obteve 55,06% dos votos válidos no Estado, contra 23,87% do petista Fernando Haddad.

A decisão de Bolsonaro frustra, mais uma vez, a estratégia do tucano, que foi o primeiro a anunciar apoio ao candidato do PSL. Logo após a apuração, Reinaldo destacou que o PSL integrava a sua coligação.

No primeiro turno, ao constatar o amplo apoio de Bolsonaro, o tucano já não insistia em pedir votos para o candidato a presidente do seu partido, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB).

O juiz Odilon contrariou o PDT nacional, que optou por apoio crítico a Haddad, e anunciou, na reunião com os líderes do MDB, apoio à candidatura de Bolsonaro. Ele também não seguiu o conselho do presidente regional da sigla, o deputado federal reeleito Dagoberto Nogueira, que defendeu neutralidade no segundo turno.

Com a decisão de não ficar neutro, Odilon impediu que Bolsonaro pedisse votos para o adversário na disputa. No entanto, o pedetista corre o risco de perder os eleitores de Humberto Amaducci (PT), que ficou em 4º lugar e conquistou 132 mil votos no primeiro turno.

De acordo com o presidente de honra do PSL, Luciano Bivar, como recebeu apoio dos dois candidatos a governador, Bolsonaro vai ficar neutro no Estado e o eleitor terá liberdade de escolher entre Odilon e Reinaldo.

Danny Fabrício, Luciano Bivar e Soraya: PSL vai ficar neutro no segundo turno em MS (Foto: Divulgação)

A decisão de Bolsonaro será seguida pela nova senadora, Soraya Thronicke, que foi a autora de um pedidos de impeachment de Reinaldo. Ela e o suplente, o advogado Danny Fabrício, ingressaram com ação na Justiça no ano passado contra o governador e a JBS.

A propaganda eleitoral do segundo turno começa nesta sexta-feira e a votação vai ocorrer no último domingo de outubro. Odilon e Reinaldo devem participar de dois debates, no Midiamax e na TV Morena.

Resultado do 1º turno

Votos  
Jair Bolsonaro (PSL) 769.116 55,06%
Fernando Haddad (PT) 333.407 23,87%

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »