25/10/2018 às 08h59min - Atualizada em 25/10/2018 às 08h59min

DESPRESTÍGIO

Valdeir Simão
DiárioX

O prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), que detém a fama de "Pior Prefeito de Mato Grosso do Sul", tem passado maus bocados e gerido um total descrédito e falta de prestígio, que chega a dar pena de sua enorme reprovação popular. 

Essa rejeição sem precedentes, superando até mesmo a gestão da ex-prefeita de Coxim e atual vereadora Dinalva Mourão (PSDB), sinaliza o fim do ciclo de endeusamento àquele que outrora já foi considerado o futuro líder da região Norte.

Em recente reunião, cujo assunto foi pedir votos para governador e presidente da República, onde muitas pessoas foram convidadas, só apareceram os secretários, ocupantes de cargos em comissão da prefeitura e alguns vereadores, que estão hipnotizados e orientados pelas "bondades" de quem detém o poder Executivo.

Mas a maior demonstração de descrédito foi sentida pela ausência de pessoas ligadas ao próprio candidato a governador que disputa a reeleição e ao candidato a presidente. Não apareceu sequer, um deputado estadual ou representante ligado às coligações dos candidatos.

Será que estão preocupados em sofrer as consequências da baixa popularidade e rejeição do prefeito "Santo"?

Enfim, após as lideranças do município serem chamadas à frente para os discursos e pedidos de votos, sobraram na plateia uma meia dúzia de "gato pingado", que atenderam ao convite, que nesse caso, deve sempre ser entendido como intimação pelos puxa-sacos e os conhecidos "pelegos". 

Aluizio São José, pelo que se comentam à boca pequena, nestas eleições não teve coragem de sair de casa em casa pedindo votos para seus candidatos. A precaução foi bem oportuna, pois o eleitor coxinense está esperando ele para esse reencontro, que pelos comentários nas redes sociais, não será muito amistoso e nem cordial.   

A rejeição crescente do prefeito se deve à profunda crise financeira, política e moral a que foi submetida as suas duas gestões, onde recentemente passou por uma greve do funcionalismo público por 10 dias, motivadas por constantes atrasos no pagamento salarial.  

A decadência do prestígio popular do prefeito é consequência não apenas pela responsabilidade que lhe cabe como gestor, mas também pela falência moral de sua vida particular, que foi resultado da divulgação de um simples vídeo feito por um gari.

O vídeo viralizou nas redes sociais, alcançando milhões de acessos, onde o gari denunciava o caso da Policlínica.

O gari também falou nesse vídeo sobre à participação do prefeito em um de seus hobby preferido: a prática do rally. Essa declaração trouxe muitas consequências negativas na vida particular do prefeito.

Dessa forma, as suas constantes participações no rally jogaram por terra a sua moral e o que foi pior, em um período crucial de importantes decisões, que poderiam se concretizar na eleição para ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Os prejuízos em suas pretensões políticas foram tão impactantes, que desistiu de se candidatar a deputado estadual, não renunciando ao cargo de prefeito.

Por incrível que pareça, após finalizar o último dia para renunciar ao mandato de prefeito, uma sequência de fatos novos foram acontecendo. Esses fatos lhe trariam benefícios como candidato, caso mantivesse a pretensão inicial de renunciar e se candidatar, mantendo os acordos anteriormente acertados com o MDB, sendo hoje um deputado estadual eleito.

Um desses fatos que lhe favorecia muito, foi a candidatura de Junior Mochi ao cargo de governador e mais uma vez a desistência de Moacir Kohl em se candidatar, deixando Coxim sem nenhum candidato com ampla densidade eleitoral na região norte e no Estado, com possibilidades concretas de ser eleito.

Resultado final de tudo isso: A região Norte perdeu a sua cadeira no parlamento estadual.

Os métodos de gestão do prefeito Aluizio São José, não se aconselhando com pessoas capacitadas e experientes, centralizando a administração em sua pessoa, que sempre está ausente no município e ao mesmo tempo deixando o governo municipal sem direção, levaram o município a uma situação de caos e de completo abandono.

Depois de muitas idas e vindas, onde foi lhe tomado à força o posto de presidente estadual do seu partido - PSB - ficou como "um macaco, pulando de galho em galho", apoiando um e outro, conforme as conveniências do momento.

Agora só resta ao prefeito torcer e rezar para que o seu atual candidato a governador e presidente sejam vencedores, onde ele possa usufruir no futuro de algum apoio dos governos estadual e federal para tirar Coxim dessa caótica situação, lhe devolvendo um pouco do carisma e prestígio da população coxinense.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »