30/11/2018 às 08h43min - Atualizada em 30/11/2018 às 08h43min

Gaeco faz operação contra fraudes em licitações no Hospital Regional

São três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão

RENAN NUCCI
Correio do Estado

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul deflagrou nesta sexta-feira a Operação Reagente. O objetivo é cumprir três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão contra pessoas ligadas a esquema de corrupção ativa e passiva, e fraudes em licitações de equipamentos médicos para o Hospital Regional em Campo Grande. O Carlos Eduardo Girão de Arruda, da Controladoria-Geral do Estado, acompanha as ações. 

Nesta semana, o Gaeco já havia realizado a Operação Convite, deflagrada na última quarta-feira, para desarticular esquema de empresas que negociavam aprovações para vencerem licitações de concursos públicos em cidades do interior do estado. Ao todo, foram expedidos oito mandado de busca e apreensão em Campo Grande, na sede da Sigma Assessoria em Gestão Pública e Idagem Assessoria e Consultoria ME, bem como nas residências dos proprietários.

As investigações apontaram que a Sigma e a Idagem entabulam a participação nas diversas licitações, fazendo com que os convites sejam sempre direcionados a elas, contando com envolvimento de agentes públicos, formulando propostas em conjunto, inclusive com acerto de qual delas será vencedora. Em contrapartida, fraudam o processo seletivo, garantindo aprovação de candidatos previamente identificados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »